SOUNDX

Venus

2024 •

Epic

6.0
Venus permanece com os mesmos erros dos álbuns anteriores de Zara Larsson
Zara-Larsson-Feels-So-Comfortable-Being-Naked-on-New-Venus-Album-Cover-020924-1-6784f1da1c8e404fad99e1bb541bcea0

Venus

2024 •

Epic

6.0
Venus permanece com os mesmos erros dos álbuns anteriores de Zara Larsson
14/02/2024

Uma coisa que Zara Larsson provou nos seus anos de carreira é que ela sabe fazer canções pop dançantes que, embora muitas vezes fossem genéricas, conseguiam ser extremamente cativantes. Isso pôde ser observado em “Look What You’ve Done”, “All The Time”, “Don’t Worry Bout Me” e “Love Me Land” — maiores destaques de sua discografia. Apesar disso, a qualidade de seus trabalhos ficava sempre limitada a esse aspecto, por nunca trazer nada a mais que a fizesse se destacar. Isso não foi um grande problema nos seus discos anteriores, pois esses pareciam prometer nada mais que uma coleção de faixas divertidas. Venus, o novo álbum de Zara, tem o conceito mais intrigante de sua carreira.

 Na capa do seu terceiro álbum de estúdio, a cantora aparece como uma figura divina, representando a deusa do amor, Vênus, e o disco parece tentar caminhar em direção aos tópicos que tangenciam essa personagem ilustre, especialmente, os amorosos. O problema, no entanto, é que a abordagem da temática é feita de forma extremamente genérica. “Can’t Tame Her”, nesse sentido, até que faz uma boa abertura para a obra. Em uma produção synthpop poderosa, Larsson canta a partir de um vocal que intensifica o caráter imponente da canção, contribuindo para a personificação da mulher forte e independente que a deidade é. Por mais que não se aprofunde na parte conceitual, essa música consegue trazer uma aura que se encaixa na personalidade formosa da divindade. Entretanto, o restante das faixas discorrem sobre esses tópicos de maneira muito básica. 

Felizmente, como nos outros discos da artista, Zara consegue trazer canções pop dançantes cativantes. Além da abertura, destaca-se “You Love Who You Love”, cuja energia entregue em sua performance durante os versos e pré-refrão é eletrizante e o refrão, com suas melodias apaixonantes, “End Of Time”, de que a instrumentação com os sintetizadores é responsável por transformá-la em um momento arrebatador. O nu-disco com toques de deep house de “Escape” é divertido, enquanto que, “Venus” é um synthpop bastante sedutor que, melodicamente, é uma das melhores músicas do projeto.

Embora apresente faixas muito boas, essas dividem espaço com algumas das piores canções da artista, assim, consequentemente, a qualidade do disco se mostra extremamente inconsistente. “On My Love”, além de ser um EDM datado e genérico, a performance da cantora é totalmente sem alma, enquanto que, “Ammunition” tem algumas das melodias mais indigestas de sua carreira. Já “None Of These Guys”, por mais que tenha uma produção house boa, Zara falha em entregar a energia necessária para transformá-la em algo envolvente, dessa maneira, o que poderia a se tornar um dos momentos mais cativantes de Venus acaba sendo apenas uma música medíocre de clube.

A presença de diversos pontos fracos ao longo do disco era algo recorrente na discografia da sueca, no entanto, ao passo que as piores faixas de Poster Girl e So Good eram apenas medianas, aqui muitos dos momentos menos aprazíveis são intragáveis. Há ainda canções que não soam realmente péssimas, porém, representam más escolhas na carreira de Larsson. Ela tenta trazer em Venus algumas baladas pop, o problema é que Zara não se encaixa bem nessa sonoridade. Músicas compostas apenas por piano e voz como “Soundtrack” e “The Healing”, que deveriam apresentar carga emocional na performance da cantora, são vocalmente completamente desinteressantes, assim, carecendo de um dos aspectos mais essenciais nesse tipo de proposta musical. Mesmo que o ouvinte possa achar diversão ao longo da experiência de escutar a obra, no terceiro álbum da artista ela comete os mesmos erros de seus antecessores, dessa vez com maior intensidade.

Esse e qualquer outro texto publicado em nosso site tem os direitos autorais reservados. 

FIQUE ATUALIZADO COM NOSSAS PUBLICAções

Assine nossa newsletter e receba nossas novas publicações em seu e-mail.

MAIS DE

plugins premium WordPress