SOUNDX

And In The Darkness, Hearts Aglow

2022 •

Sub Pop

8.9
And In The Darkness, Hearts Aglow é o conto épico dos anseios intermináveis de uma geração que tende a enfrentar um futuro desolador.
weyes (1)

And In The Darkness, Hearts Aglow

2022 •

Sub Pop

8.9
And In The Darkness, Hearts Aglow é o conto épico dos anseios intermináveis de uma geração que tende a enfrentar um futuro desolador.
21/11/2022

Não seria exagero da parte de ninguém citar Natalie Mering, que atende pelo nome de Weyes Blood, como uma artista atemporal, pois, mesmo que pertença aos eixos da atual geração de cantores alternativos, ela ainda assim consegue soar como uma cantora tradicional. And In The Darkness, Hearts Aglow, por exemplo, é uma obra que retém certas características muito comuns da música pop, mas a sua essência, por outro lado, vai na contramão de tudo aquilo que circula em nossos aplicativos de streaming hoje em dia. Suas composições atravessam a barreira do tempo e a voz de Mering, inestimável e hipnotizante, torna a surtir um efeito ontológico capaz de tocar na alma de qualquer pessoa que a ouça cantar.

Destinada a relacionar questões adversas, porém, alinhadas ao seu tom emocional, Natalie pode ser facilmente reconhecida pela sua identidade cheia de cultos ou por sua sinceridade, posta sempre em momentos de pura pertinência e efetividade artística, principalmente, quando o assunto é retratar aquilo que é real ou, em outras palavras, material aos sentidos do indivíduo e do sujeito cuja as obras dela são endereçadas. Em Titanic Rising, por exemplo, a introspecção pessoal — lindamente retratada na capa do registro, em que a vemos submersa debaixo d’água no seu próprio quarto — foi explorada de forma surreal, partindo de anseios psicológicos dos quais ficaram grifados pelo excelente recurso lírico presente em composições dilacerantes da cantora.

Novamente, esse aspecto cortante se repete em And In The Darkness, Hearts Aglow, segunda peça de uma trilogia de álbuns que ela deu início em 2019. Dessa vez, com o acréscimo de ideias e contos que transmutam o imaginário criado pela artista em seus demais trabalhos. Aqui, a preocupação é ainda mais profunda, partindo, muitas vezes, de uma análise intrínseca sobre os impactos da solidão e das medidas inconsequentes tomadas pela cegueira ambiental do ser humano. Esses temas, apesar de necessários, são um tanto quanto assustadores. Ciente disso, Weyes Blood se vê pronta para compartilhar os seus pensamentos diante daquilo que parece ser um prelúdio catastrófico dos tempos que foram ou que estão por vir. 

Embora ela mesma diga que o mundo inteiro está desmoronando, And In The Darkness, Hearts Aglow nos surpreende com canções nada convencionais sobre o amor. “It’s been a death march / the whole world is crumbling”, canta Natalie em “Hearts Aglow”, faixa marcada pelo som da chuva e de cordas empoeiradas que se alinham para dar ênfase em seus suntuosos vocais. “Grapevine”, por sua vez, ela relembra: “When you were mine / And I was yours for а time”, ao passo que tenta expor a condição de duas pessoas agora distantes, mas que já se amaram muito algum dia. Partindo rumo ao abstrato, “God Turn Me Into a Flower”, a melhor canção do álbum, surge apoiada em sons ambientes e que contribuem perfeitamente para a atmosfera poética da qual a letra se espelha, indo além do barroco experimentado ao longo da obra. 

É nesses instantes que imaginamos os cenários criados pelos fragmentos narrativos compostos pela artista. Para além disso, Natalie Mering se mostra capaz de resumir os anseios de uma geração destinada a sofrer por temores distintos, sejam eles questões climáticas ou, até mesmo, problemas relacionados ao cotidiano cada vez mais complicado e difícil de ser entendido. And In The Darkness, Hearts Aglow busca ser uma síntese atenciosa e astuta de tudo aquilo que nos cerca. Ainda que bastante dispersa em sua órbita, Weyes Blood consegue fazer isso muito bem.

Esse e qualquer outro texto publicado em nosso site tem os direitos autorais reservados. 

FIQUE ATUALIZADO COM NOSSAS PUBLICAções

Assine nossa newsletter e receba nossas novas publicações em seu e-mail.

MAIS DE

plugins premium WordPress