SOUNDX

With You-Th

2024 •

JYP

8.5
TWICE renasce das cinzas após um ano mediano musicalmente com um de seus melhores discos.
Twice With You th

With You-Th

2024 •

JYP

8.5
TWICE renasce das cinzas após um ano mediano musicalmente com um de seus melhores discos.
06/03/2024

O ano de 2023 para TWICE foi marcado por diversos pontos baixos. Com READY TO BE, o grupo se via pela primeira vez nesta década evidenciando falta de criatividade em seu catálogo. Após uma série de lançamentos que mostraram-nas como artistas versáteis ao explorar diferentes gêneros — nos quais conseguiram se adaptar muito bem em quase todas as vezes —, elas apresentavam um registro situado numa grande zona de conforto, ao trazer sonoridades em que as donas do hit “TT” obtiveram sucesso ao utilizar dessas no passado, porém agora de maneira muito mais genérica. Além disso, o single “SET ME FREE” teve um dos piores desempenhos de alguma faixa-título do girlgroup da JYP nos charts coreanos e, pouco tempo depois de lançado o EP, uma das integrantes, Chaeyoung, se envolveu em uma grande polêmica. Os melhores acontecimentos do ano passado para TWICE ficaram quase que totalmente limitados aos seus projetos paralelos, como a estreia da subunidade MISAMO e o primeiro disco solo de Jihyo.

Seguido por outros bons lançamentos de grupos da JYP esse ano, como BORN TO BE de ITZY e Fe3o4: BREAK de NMIXX, que evidenciaram uma melhora na direção artística que a empresa está trazendo para seus artistas, TWICE lança With You-Th, seu melhor disco desde Taste Of Love, de 2021. Curiosamente, ele parte de uma iniciativa similar ao do projeto de 3 anos atrás: a exploração de uma tendência da indústria fonográfica recente com maestria. Enquanto nos lados b da obra que tem como title-track “Alcohol-Free” elas mergulhavam nos grooves de funk dos anos oitenta, que estava em alta no período, e fizeram uma das tentativas mais célebres de trazer a música disco dentro do pop coreano, o novo registro do girlgroup tem grande inspiração nos sons drum n’ bass, uk-garage e clube da costa oeste popularizado em 2023 por PinkPantheress e, na Coreia do Sul, por NewJeans. 

Nesse sentido, uma das melhores características de With You-Th é como TWICE tem êxito em usar essa tendência sem se afastar de sua essência. “ONE SPARK” mostra excelentemente isso: o drum n’ bass aqui é feito junto a melodias e ritmo muito vibrantes, o que é característico de alguns dos principais sucessos do grupo, como “TT” e “Cheer Up”. “BLOOM” é um 2-step garage muito bem elaborado. Os baixos eletrônicos, guitarras com uma certa aura funky e a batida de uk-garage criam som eletrizante. Ademais, a performance das integrantes aqui é uma das mais ilustres de todo o registro, especialmente no refrão, em que os agudos das cantoras, alinhados às apaixonantes melodias, proporcionam energia doce. Já “RUSH” é uma das faixas recentes no k-pop mais excelentes em explorar esse gênero. Ao passo que os versos e pré-refrão trazem batidas de dnb refrescantes junto à sintetizadores deleitáveis, o refrão se destaca pelo jersey club com bumbos extremamente fortes posicionados junto à harpa encantadora que resulta em algo fenomenal a partir da mescla da agressividade do clube da costa oeste e a serenidade do instrumento de corda.  

Apesar desses estilos predominarem durante a obra, nem todas as canções seguem a mesma linha, no entanto, essas conseguem também se destacar por serem bastante cativantes. “NEW NEW”, assim como “ONE SPARK”, traz consigo uma das melhores características que podem ser observadas na discografia do grupo: a sua energia eufórica extremamente divertida. As batidas dance e melodias envolventes fazem com que esse seja um dos momentos de maior diversão do EP. Em “YOU GET ME”, as artistas declaram todo seu amor a uma pessoa em um synthpop doce e divertido. Já “I GOT YOU” é a música menos interessante do registro por soar genérica demais, porém, ainda assim, o ritmo sedutor da bateria e do baixo sintetizado nos versos, os sintetizadores angelicais da faixa e a performance amável das integrantes fazem com que, mesmo não impressionando como o restante do mini-álbum, seja uma boa música. 

With You-Th ocupa uma posição na discografia de TWICE que remete ao renascer das cinzas de uma fênix. Após um ano mediano musicalmente, o grupo retorna com uma obra que resgata as melhores características de seu trabalho artístico, as quais se mostravam escassas no seu antecessor, READY TO BE, ao mesmo tempo em que explora tendências recentes no k-pop de forma cativante. 

Esse e qualquer outro texto publicado em nosso site tem os direitos autorais reservados. 

FIQUE ATUALIZADO COM NOSSAS PUBLICAções

Assine nossa newsletter e receba nossas novas publicações em seu e-mail.

MAIS DE

READY TO BE surge de uma excelente sequência de lançamentos do TWICE. Dos grupos que permeiam o mundo, como BLACKPINK e BTS, elas são os nomes mais interessantes de acompanhar.
Em “Moonlight Sunrise”, o girlgroup não traz a excelência de “The Feels”, mas, apesar disso, ainda é uma faixa cativante, sendo bastante superior à boa parte dos lançamentos em inglês de outros grupos de k-pop
Enquanto alguns grupos precisam mudar de conceito e até mesmo abandonar as suas características próprias para alcançar o mercado internacional, o TWICE consegue fazer isso sem esforço nenhum, sendo apenas quem elas sempre foram.
plugins premium WordPress