SOUNDX

DATA

2023 •

NEON16

8.8
Com colaborações que vão de Daddy Yankee a Arca, DATA é um amálgama de toda a inventividade que fez do reggaetón um indiscutível e imbatível fenômeno global na última década.
DATA

DATA

2023 •

NEON16

8.8
Com colaborações que vão de Daddy Yankee a Arca, DATA é um amálgama de toda a inventividade que fez do reggaetón um indiscutível e imbatível fenômeno global na última década.
05/07/2023

No final dos anos 1980, a chegada dos ritmos jamaicanos no Panamá iniciou uma revolução. O “reggae en español”, que mais tarde viria a ser popularmente conhecido como reggaetón, combinava dancehall com as batidas eletrônicas do dembow dominicano e rapidamente se espalhou pelas ilhas caribenhas, ganhando atenção especial dos DJs da cena underground de Porto Rico, onde o gênero tomou corpo. A partir daí, o movimento reggaetonero começou a mover multidões pela América Latina e, passadas algumas décadas, sua exportação para o mercado mundial fez-se excepcionalmente exitosa — não é atoa que, hoje, o gênero figura entre os mais transmitidos do Spotify.

Nesse contexto, tal como fez a dupla de produtores Luny Tunes com o Más Flow em 2003 — álbum histórico que foi responsável pela popularização do reggaetón nos países latinoamericanos —, Tainy reuniu alguns dos maiores nomes do gênero em um grandioso disco que extrapola os limites criativos da música urbana latina. Dispondo de uma estética cyberpunk como pano de fundo, DATA é um expressivo e vibrante caleidoscópio sonoro que revela as transformações sofridas por essa corrente musical nos últimos dez anos, ao passo que introduz novas ambições artísticas que podem — e devem — influenciar a cena nos próximos. Adicionalmente, é um trabalho que reitera a notoriedade dos músicos latinos, posicionando Tainy como um produtor quintessencial para o mainstream contemporâneo. 

A nível de produção, DATA encontra seu cerne no estabelecimento de uma colagem de sons que vêm de uma vasta gama de influências, traçadas desde o reggaetón clássico até à música eletrônica experimental. Por mais que o disco seja pautado por um ritmo onde a repetição de padrões se faz bastante presente, Tainy não vê isso como um fator limitante, mas sim como uma oportunidade para externalizar a bagagem adquirida por ele ao longo das duas décadas em que esteve ativo na indústria — o produtor começou sua carreira com apenas 14 anos de idade. O resultado disso é um álbum cuja versatilidade permite que tenhamos grandes artistas do reggaetón se aventurando em sonoridades que rompem com sua zona de conforto, como o trap alucinógeno de “PASIEMPRE”, o synthpop retro-futurista de “MOJABI GHOST”, e até mesmo o drum and bass hipnótico que aparece em “VOLVER”.

Ademais, o caráter colaborativo do projeto permite que ele seja uma ótima porta de entrada para quem não é familiarizado com o gênero e, para aqueles que já são fãs, é bastante animador ver todos esses artistas reunidos em um único disco — com direito a fan services inesperados. Por exemplo, temos Bad Bunny fazendo suas características e imprudentes rimas sob os sintetizadores abstratos e dissonantes de Arca. Também podemos ver alguns dos pioneiros da cena, como Wisin & Yandel e Daddy Yankee, ao lado de grandes nomes da atualidade, como Ozuna e Rauw Alejandro, além dos novatos Xander, Kris Floyd e Judeline. De certo modo, é possível dizer que, ao colocar essas diferentes gerações lado a lado, Tainy conseguiu fazer uma obra definitiva para o reggaetón, capaz de encapsular toda a história do gênero e explorar o melhor que ele tem a oferecer. 

Seja pelas performances cativantes dos artistas convidados, ou pela produção ousada e criativa de Tainy, não é equivocado afirmar que DATA já é um disco fundamental para a música latina moderna e, quiçá, um futuro clássico. Ao longo de suas 19 faixas e quase uma hora de duração, ele leva o ouvinte em uma jornada descontraída, mas instigante. Além de celebrar os feitos que vieram com a explosão mundial dessa cena na última década, o projeto prova que ela nunca esteve tão viva, cheia de ideias efervescentes que prometem trazer ainda mais conquistas.

Esse e qualquer outro texto publicado em nosso site tem os direitos autorais reservados. 

FIQUE ATUALIZADO COM NOSSAS PUBLICAções

Assine nossa newsletter e receba nossas novas publicações em seu e-mail.

MAIS DE

plugins premium WordPress