SOUNDX

SOS

2022 •

RCA

8.4
Em seu segundo álbum de estúdio, SZA reafirma sua grandiosidade enquanto compositora com uma coleção de músicas repleta de melancolia e versatilidade.

SOS

2022 •

RCA

8.4
Em seu segundo álbum de estúdio, SZA reafirma sua grandiosidade enquanto compositora com uma coleção de músicas repleta de melancolia e versatilidade.
13/12/2022

Não é segredo que o segmento musical de garotas tristes é um mercado bastante popular, que alcança um público imenso. Da “sofrência” sertaneja de Marília Mendonça aos sussurros melancólicos de Billie Eilish, não são poucas as pessoas que se comovem com letras tristes e confessionais que geram identificação em multidões mundo afora. Nos últimos anos, esse movimento fez com que o R&B passasse por uma metamorfose e, nesse sentido, SZA foi essencial para que o gênero fosse reestruturado e, consequentemente, seu nome fosse catapultado ao estrelato. Cinco anos depois do aclamado álbum de estreia, Ctrl, a artista está de volta com o seu tão aguardado segundo disco, SOS. 

Dada a enorme espera, as expectativas eram as maiores possíveis, especialmente após o êxito de “Good Days”, até então seu maior hit solo, que também está presente no projeto. E o SOS cumpre muito bem o que se esperava dele. Liricamente, não há nenhuma surpresa, o que não é um problema, afinal, todos os elementos que fizeram SZA conquistar seu público estão presentes aqui. A vulnerabilidade na letra de “Special”, por exemplo, a torna quase equivalente à “Normal Girl”, faixa do antecessor. A melancolia e os temas abordados, como solidão da mulher negra e relacionamentos amorosos turbulentos, já se tornaram uma assinatura da artista. Se em “Drew Barrymore”, canção presente no Ctrl, a cantora reflete sobre esquecer do próprio valor em meio a se sentir solitária, em “Kill Bill”, ela é ainda mais incisiva: prefere ir para a cadeia do que ficar sozinha. 

No entanto, o trabalho passa longe de ser previsível. Muito pelo contrário, evidencia a versatilidade de SZA em diversos momentos. É o caso, principalmente, da sequência “Ghost In The Machine”, excelente parceria com Phoebe Bridgers; “F2F”; e “Nobody Gets Me”. As três não são apenas um ponto fora da curva, mas trazem um ineditismo à carreira da cantora que faz jus ao seu nome ser tão prestigiado atualmente. Enquanto a primeira é um deleite para os fãs de indie pop, a segunda traz a artista bastante confortável em um pop rock à la anos 2000. Já a terceira, carrega influências de country em uma roupagem que, embora clichê, casa perfeitamente com a letra e a performance vocal. O principal ponto positivo dessa trinca é que, mesmo se distanciando parcialmente do restante das faixas, isso não prejudica a coesão do projeto.

Apesar de bem amarrado, SOS derrapa quando desconhece os próprios limites. Excessivamente longo, com 23 músicas, o trabalho traz algumas poucas canções que, além de não acrescentar em nada, só ajudam a dispersar o ouvinte. É o caso de “Notice Me” e “Conceited”. Ainda assim, o impressionante domínio da cantora consegue driblar essas redundâncias, que quase passam batido e não prejudicam o andamento do projeto de maneira significativa. Em outras mãos, a arriscada escolha de conceber um álbum tão extenso poderia ter um resultado decepcionante. Mas, esse não é o caso aqui, já que o registro não se perde nem mesmo em seus minutos finais, nos quais estão inseridos os singles previamente lançados, “Shirt”, “I Hate U” e a obra-prima “Good Days”, que antecede a frenética “Forgiveless”, um ótimo encerramento e uma das melhores faixas da artista.

Mesmo não superando o seu antecessor, SOS é um lançamento ambicioso que só comprova, mais uma vez, a genialidade artística de SZA. Melancólico, sombrio e honesto, o disco tem apelo o suficiente para ser unânime entre público e crítica, o que pode levar o nome da cantora a um patamar ainda maior que o atual. A pressão em torno de um segundo álbum já é de praxe na indústria fonográfica, mas a artista foi extremamente bem-sucedida em sua missão.

Esse e qualquer outro texto publicado em nosso site tem os direitos autorais reservados. 

FIQUE ATUALIZADO COM NOSSAS PUBLICAções

Assine nossa newsletter e receba nossas novas publicações em seu e-mail.

MAIS DE

plugins premium WordPress