YOUNG-LUV.COM
2022 • K-POP/POP • HIGH UP ENTERTAINMENT
POR MATHEUS JOSÉ; 03 de MARÇO DE 2022
7.4

Nos recentes lançamentos da quarta geração do K-pop, pode-se observar uma mudança significativa. A indústria vinha, há algum tempo, se preparando e investindo na ideia de aceitar a presença de gêneros menos acessíveis em alguns projetos. Com o gigantesco sucesso do TXT, responsáveis por trazer o pop-punk como uma tendência a ser seguida, foi declarado, de vez, o início dessa nova onda que, do ano passado para cá, ganhou ainda mais força. Um dos exemplos recentes é o STAYC, que, depois de surfarem em conceitos comuns do pop sul-coreano, agora, em seu novo disco, partem rumo a uma densa e muito bem elaborada abordagem artística.

Em YOUNG-LUV.COM, é possível notar um certo amadurecimento lírico em cada pedaço de música. Na faixa-título, “RUN2U”, por exemplo, o grande destaque é pontuado na letra cheia de metáforas que exploram ideais de investir no amor acima de tudo. “Então eu irei correr até você / Se tiver uma linha, irei cruzar de novo e de novo / Se doer, tudo bem, eu irei correr até você”, cantam elas. Enquanto isso, um instrumental, tomado por sintetizadores, consome os planos de uma canção pop apaixonante, que passa a ser puramente envolvida com uma base musical retrô. Isso funciona bem, pois, além de soar completamente viciante, se encaixa perfeitamente com os vocais das integrantes, resultando em um ritmo intenso do início ao fim.

Além do tom verdadeiramente contagiante da primeira faixa, YOUNG-LUV.COM, ainda conta com uma variedade gigantesca de referências musicais, como pode ser visto na sequência de “SAME SAME” e “247”, duas canções marcadas pela forte influência do trap e R&B. Embora essas  explorem outros gêneros, elas sempre procuram manter a identidade do grupo ao fazer isso partindo de um nível de competência absurda: embora busquem se distanciar de um padrão já abordado em outros trabalhos, neste, a todo momento, somos lembrados de estar ouvindo algo do STAYC, seja pela assinatura da frase “STAYC girls, it’s going down”, na já citada “SAME SAME”, ou pelas melodias suaves e vocais encantadores, fatores que podem facilmente serem encontradas em “BUTTERFLY” e “I WANT U BABY”.

O ponto mais interessante de todo o disco fica ao encargo de “YOUNG LUV”, faixa tomada pelo pop-punk e que, sem sombra de dúvidas, é um das melhores b-sides dos últimos anos. Se tivesse sido a faixa-título, certamente, essa canção teria tido uma recepção surpreendente, pois o seu diferencial é o grande responsável de dar ao STAYC, a oportunidade de mostrar de uma vez por todas, o quão genial e dispostas elas estão para evoluir e se arriscar diante de concepções com um profundo impacto de mudança na indústria musical sul-coreana.

No geral, YOUNG-LUV.COM, tem tudo para crescer nos ouvintes de K-pop como um verdadeiro ponto de virada, seja na carreira do STAYC, ou nos rumos que a quarta geração pode tomar a partir de conceitos musicais como os quais foram trazidos por elas nesse disco. Aqui, as seis integrantes assumem a dianteira de um futuro promissor e repleto de coisas boas.