Valentine
2021 • ALTERNATIVO/ROCK • MATADOR
POR DAVI BITTENCOURT; 10 de NOVEMBRO de 2021
8.3
MELHOR LANÇAMENTO

Em 2018, Snail Mail lançava o Lush, álbum que veio após 2 EPs e foi responsável por mostrar as melhores qualidades da banda, nesse ficou claro o potencial do grupo, trazendo um lirismo excelente. Mas, em Valentine, eles mostram algo ainda mais fascinante que seu disco anterior, com letras mais maduras, que trazem a temática de términos de uma forma bem inteligente, assim elaborando um registro indie-rock encantador.

A carga emocional que Lindsey traz ao falar sobre os términos é bem visível em alguns momentos. A faixa-título mostra a artista com o coração partido por um amor perdido: “So why’d you wanna erase me, darling valentine?” e “You won’t believe what just two months do / I’m older now, believe mе, I adore you”. Já a canção final tem a melhor letra do disco. Nessa fala sobre o fim de um relacionamento de forma muito inteligente: em um dos versos, Jordan fala que, ao mesmo tempo, que ela pensa que deve deixar esse amor para trás, também deseja tê-la de volta. Ela canta: “But I’ve gotta grow up now / No, I can’t keep holding on to you anymore / Mia, I’m still yours”. 

A produção se junta às letras como os pontos mais altos do disco. Em geral, pode-se dizer que o álbum é dividido em músicas indie-rock com produções caracterizadas pelo uso de sintetizadores e guitarras como elementos principais, sendo os maiores destaques, “Ben Franklin” e “Valentine”, que usam impecavelmente das camadas desses elementos de forma a soarem ricas e bem feitas. E baladas com instrumentos mais acústicos, se destacando “Mia”, a qual utiliza da melhor forma de sua guitarra acústica, que junto a outros detalhes, a deixam mais rica, como a utilização de violinos.

A bela voz de Lindsey é um fator que contribui bastante para que tudo entregue aqui seja de alta qualidade. Eles estão suaves e agradáveis, causando em uma excelente performance vocal durante todo o álbum, em especial nas faixas “Madonna”, “Mia” e “Light Blue”, nas quais é encantador ouvir Jordan cantando.

Valentine é um disco que reforça como os integrantes do Snail Mail são talentosos. Lush havia mostrado eles como artistas extremamente competentes, já seu segundo álbum apenas aprimora a habilidade deles para fazer seus trabalhos artísticos. Mesmo com a curta duração, ela foi suficiente para que Lindsey pudesse mostrar, de forma concreta, que amadureceu como compositora, igualmente como aperfeiçoou o repertório de sua banda.