“Don’t Forget”
2022 • POP/ROCK • CAPITOL
POR BRINATTI; 30 de MAIO de 2022

Avaliação: 4 de 5.

Afinal, por onde andava Sky Ferreira? No período no qual a artista tomou um “chá de sumiço”, muito se comentava do seu afastamento da indústria musical, já que quando ela aparecia para falar a respeito de novos trabalhos, sempre desencadeava um pingo de esperança em alguém, que no fim acabava dando em nada. Entretanto, em uma matéria publicada no site da Pitchfork, ela relata que: “não foi por escolha, eu não estava tendo tempo para mim mesma nos últimos cinco anos. Nunca me afastei da música”. No que se torna importante ressaltar, ela participou de outros projetos durante esse período que sucedeu o lançamento do seu primeiro disco. Ferreira, que lançou seu disco debut Night Time, My Time em 2013, tendo como principal destaque “Everything Is Embarrasing”, consolidada uma das maiores canções daquele ano, lançou somente dois trabalhos: um junto de Charli XCX, “Cross You Out”, presente no Charli, de 2019; e “Downhill Lullaby”, também de 2019, dando início ao que poderia ser a sua nova era. 

Em março desse ano, a artista postou um teaser em suas redes sociais, que indicava ser um novo single, legendando-o com a frase: “remember me?”, o que aumentou ainda mais a inquietação pelo anúncio do seu retorno. Logo, a espera acabou, no último dia 18, em suas redes sociais, Sky anunciou “Don’t Forget”, mesmo que não confirmado, o segundo single do sucessor de Night Time, My Time, que estava previsto para 2015, mas que veio a ser adiado várias vezes. 

A cantora aqui trouxe uma sonoridade completamente distinta. O que poderia vir a ser considerado uma sonoridade mais sombria, aqui mostra-se ela entrando no embalo dos atuais lançamentos, construindo uma sonoridade carregada de eletropop, deixando-a visivelmente experimental. Além disso, nota-se a intensidade da canção, o que remete a witch house, gênero musical que cresceu em meados de 2000 que se configura na música eletrônica, influenciada por sons ambientes e experimentações. Em quase quatro minutos, ela fez o ouvinte ficar com um gosto de quero mais, além de mostrar que, mesmo após estar longos anos sem um lançamento, tal feito não permite que ela seja esquecida, até porque estamos tratando de Sky Ferreira.