An Evening With Silk Sonic
2021 • NEO-SOUL/R&B • ATLANTIC
POR DAVI BITTENCOURT; 17 de NOVEMBRO de 2021
8.1

Poucos imaginavam que em um dia, Peter Gene Hernandez e Brandon Paak Anderson, mais conhecidos pelos seus nomes artísticos Bruno Mars e Anderson .Paak, dois cantores com grandes diferenças, em especial referente ao seu público alvo e gênero musical, fossem fazer um álbum em conjunto. Porém, surpreendendo quem acompanha ambos, em 2021, eles se unem como uma dupla, Silk Sonic. Algumas dessas colaborações inesperadas podem acabar dando errado, mas também muitos conseguem surpreendentemente superar as expectativas. Parece que a colaboração de Mars e .Paak não só deu certo, como também criou o melhor disco dos dois.

Para criar esse trabalho, Silk Sonic utilizou de Influências retrô, algo que está em alta ultimamente, com popularização principalmente de Dua Lipa e The Weeknd, que estão fazendo muitos cantores utilizarem de ritmos característicos da década de 80 e 70 em seus trabalhos. Mas quando se trata de Bruno e Anderson, o uso de gêneros de décadas passadas não vem apenas de uma tentativa de entrar em algo que está fazendo sucesso, visto que já utilizaram disso antes: Peter Gene já usou muito de sons nostálgicas em seus projetos e é possível ver Brandon usufruindo de sonoridades usadas aqui em outras de suas músicas. Em An Evening With Silk Sonic, Mars e Paak decidem fugir das obviedades da maioria das tentativas de reviver estilos musicais setentistas, criando um trabalho bem mais original e fiel à sua proposta de elaborar um disco que remete aos anos 70.

Como dito antes, as influências de estilos musicais da década de 70 são muito bem utilizadas. Isso se dá principalmente pela sua produção que consegue trazer uma atmosfera dos anos 70 extremamente forte por meio de elementos excelentes do funk e, especialmente, do soul. “After Last Night” é a faixa mais rica do projeto, são uma quantidade de camadas de variados instrumentos hipnotizantes: trompetes, violinos e guitarras intensas ao fundo dão um ar suave e sofisticado à canção. Algo possível de se perceber é que o álbum inteiro é produzido de forma similar, com a presença em todo o registro de uma estrutura e detalhes parecidos. Mas, mesmo com tanta semelhança entre as músicas, o disco em nenhum momento soa repetitivo, pois faz a utilização desses de forma que todas as 9 canções tenham algum diferencial de destaque.

No quesito vocal, Bruno e Anderson acertam em cheio. É encantador observar como a voz dos dois juntas combinam bastante, causando em vocais harmônicos e cheios de química. Um dos maiores exemplos de como isso ocorre dentro do álbum é na canção “Leave The Door Open”, na qual essa peculiaridade da forma como eles cantam é altíssima. Especialmente no pré-refrão em que Mars canta como vocalista principal, enquanto as vozes de apoio o acompanham harmonicamente, ou também quando Paak canta na ponte, acontecendo algo similar. Todas as faixas têm essa característica, mas a música citada é a que mais contém isso. Além disso, o fato deles terem vozes potentes auxilia na qualidade entregue no canto dos artistas. 

An Evening With Silk Sonic não tem nenhuma música fraca, todas são ótimas. Todavia apesar de muito boas, “Silk Sonic Intro” e “Skate”, são as que menos brilham dentro daqui. A primeira citada, por ser só uma introdução não tem muito o que destacar, mas ainda é um excelente início ao projeto: é interessante como eles parecem ter elaborado-a com o intuito de soar como uma abertura de um show dos anos 70. Nessa os artistas são apresentados: “Fellas, I hope you got somethin’ in your cup / And ladies? Don’t be afraid to make your way to the stage /For a band that I named Silk Sonic”. Já o segundo single, é uma deliciosa e divertida canção, mas é ofuscada por outras faixas do projeto por essas terem diversos aspectos tanto na produção quanto nos vocais que as tornam melhores.

Como já foi falado antes, não é a primeira vez que Bruno e Anderson utilizam de um som retrô, então não é algo inovador na discografia deles, porém é a melhor das tentativas dos artistas de fazerem um som como esse. Em An Evening With Silk Sonic Silk Sonic elabora um excelente álbum usando do soul dos anos 70, juntando Mars e .Paak em um dos melhores e mais surpreendentes projetos do ano.