SOUNDX

Five Easy Hot Dog

2023 •

Mac's Record Label

4.0
Embora curto, não há nenhum desenvolvimento em Five Easy Hot Dog que produza uma excitação que se torna compensadora em algum momento.
Mac DeMarco - Five Easy Hot Dog

Five Easy Hot Dog

2023 •

Mac's Record Label

4.0
Embora curto, não há nenhum desenvolvimento em Five Easy Hot Dog que produza uma excitação que se torna compensadora em algum momento.
31/01/2023

Road movies de deserto são, na maioria das vezes, muito mais sobre solidão do que propriamente viagens. Existe uma obra cinematográfica, em específico, chamada Gerry, do diretor Gus Van Sant, do começo dos anos 2000, na qual dois amigos se perdem ao pegar o caminho errado para um destino desconhecido. Pertencente ao movimento do cinema de fluxo, com seus planos de extensa duração, esse longa também se encaixa na temática de filmes de viagem, não pelo transporte físico dos personagens, mas sim pela sensação de amadurecido imposta no atrito entre os elementos humanos e as paisagens aprisionadoras repletas de solitude que, pela falta de noção de tempo e espaço, forçam seus personagens a esquecerem suas próprias identidades e assumirem novas histórias. Nesse espaço, que é vazio, mas sufocante, o âmago é a contemplação visual de um ambiente que carece de qualquer referência e dilata os limites da sanidade. 

Five Easy Hot Dog, o quinto registro do cantor e compositor Mac DeMarco, entra em paralelo com essas configurações. Hot Dog foi gravado ao longo de uma viagem que o cantor fez entre Los Angeles até uma cabine no Utah, na qual cada canção recebeu o nome do local no qual ela foi feita. No entanto, a conexão entre as duas obras é mais sobre substância do que técnica: enquanto o filme de Sant sintoniza a quebra de continuidade visual, DeMarco faz o mesmo com seu som, limitando o único ponto de referência, sua voz, aos primeiros segundos do disco. Essas são canções que, embora nunca passem dos três minutos de duração, quebram com fronteiras do discernimento e soam mais esticadas do que realmente são, fazendo da noção temporal algo impalpável. Entretanto, o pecado principal é que tudo soa mais chato do que realmente deveria.

Five Easy Hot Dog é um álbum chato, isso é um fato. Embora curto, com pouco mais de 30 minutos de duração, não há nenhum desenvolvimento, tanto dentro dessas canções, quanto no conjunto, que produza uma excitação que se torna compensadora em algum momento. Grande parte dessas músicas carecem de qualquer progressão, limitadas as repetições cíclicas de acordes de violão, guitarra e baixo. As duas faixas gravadas em Gualala, que também são as duas primeiras do LP, são o melhor exemplo disso: nem mesmo o leve trombone da primeira e a sutil mudança mórbida no clima da segunda são suficientes para criar um mínimo interesse nessas duas peças. Isso, por sua vez, infelizmente, acaba se tornando uma máxima ao longo da meia hora do álbum, criando a sensação que esse é um trabalho que, ironicamente, não sabe de onde veio e para onde está indo. 

Porém, ainda há beleza no teor monótono e na solitude, ainda que isso seja aprisionado para dentro dos pequenos detalhes que, nesse caso, acabam também sendo abafados pelas cordas em loop. Ambas as canções de Portland são (quase) respiros necessários, com a primeira orquestrando toques mágicos de sintetizadores e a segunda ganhando um charme mínimo com flautas. Já os instantes passados em Vancouver, são os mais variados, com o contraste entre um certo ânimo da primeira parte da trilogia e a melancolia e melodismo da segunda. Todavia, Five Easy Hot Dog ainda se mantém apenas como um registro que serviria apenas para um plano de fundo. Penso que, com certeza, essas peças se tornem mais interessantes acompanhadas das declarações de DeMarco, mas entro no paradoxo: o quanto você tem que dar de si mesmo para que uma obra faça sentido e valha a pena? Os planos longos e filosóficos e a atmosfera existencialista de Gerry valem, mas a falta de brilho de Hot Dog não. 

Esse e qualquer outro texto publicado em nosso site tem os direitos autorais reservados. 

FIQUE ATUALIZADO COM NOSSAS PUBLICAções

Assine nossa newsletter e receba nossas novas publicações em seu e-mail.

MAIS DE

plugins premium WordPress