SOUNDX

MOSQUITO

2022 •

BIG DATA

7.8
A cantora, DJ e produtora brasileira LYZZA, com carreira estabelecida em Amsterdam, evoca experiências da cena underground europeia e as mescla com referências latinas na nova, energética e potente mixtape MOSQUITO, lançada ano passado pelo selo BIG DATA.
LYZZA - Mosquito

MOSQUITO

2022 •

BIG DATA

7.8
A cantora, DJ e produtora brasileira LYZZA, com carreira estabelecida em Amsterdam, evoca experiências da cena underground europeia e as mescla com referências latinas na nova, energética e potente mixtape MOSQUITO, lançada ano passado pelo selo BIG DATA.
07/02/2023

A cantora, DJ e produtora brasileira LYZZA, com carreira estabelecida em Amsterdam, evoca experiências da cena underground europeia e as mescla com referências latinas na nova, energética e potente mixtape MOSQUITO, lançada ano passado pelo selo BIG DATA. Em sua página no Bandcamp, LYZZA, explica que o projeto surgiu a partir de suas percepções como mulher negra no setor musical e que, muitas vezes, acabava sendo pega por situações que deixavam aparentes as diferenças sociais e culturais, e seu espaço no mercado. Acrescenta que um mosquito é algo que deixa as pessoas desconfortáveis — um inseto insignificante que tem efeito intrusivo na dinâmica do mundo exterior — e que se sentia da mesma maneira sobre seu lugar e representação dentro da cena — uma força intrusiva e disruptiva.

MOSQUITO, sobretudo, é uma síntese das técnicas que adquiriu estando imersa na indústria europeia combinadas com suas raízes latinas, deixa clara a habilidade da artista em combinar e executar as influências que tem. Enquanto canta em inglês, espanhol e português, a produção preenche e dá vida a letras que refletem sobre relacionamentos, dinâmicas sociais, desejos e sentimentos conflitantes. Na faixa “Ressaca”, que é o grande destaque do projeto, LYZZA traz à tona sua herança brasileira em um funk experimental dotado de batidas drum bass e uk bass: um mega funk envolvente em que ela brinca com o uso dos beats na produção, o que faz com que a faixa se sobressaia como um grande acerto nessa junção de diferentes elementos. Outra faixa que também se sobrepõe no projeto é “Deserve it”, em parceria com a artista espanhola La Zowi, um reggaeton experimental breakbeat cantado em inglês e espanhol. Além de diversas referências a ritmos da América do Sul, o projeto, que possui 10 faixas, também apresenta o experimentalismo de LYZZA com música industrial e noise. 

Ademais, a música de vanguarda permitiu aos artistas arriscarem-se a transgredir a norma criando trabalhos que os desafiassem, e LYZZA também não está longe dessa parcela de criadores que tem feito o mesmo. Além de referenciar suas raízes neste trabalho, ela faz questão de deixar claro seu conhecimento com outras vertentes do experimental, algo que desde o início de sua carreira vem fazendo. Um grande exemplo é a faixa “Blush Me Out”, que abre o disco, onde é possível notar um flerte com música noise e hip-hop enquanto distorções sonoras são usadas para criar o zumbido insistente de um mosquito. Outro gênero que se faz muito presente é o tecno, que pode ser percebido também em outras faixas ao longo do disco.

MOSQUITO é um projeto pop experimental de uma constante troca e mistura cultural encabeçado por uma produção potente. E apesar de vasta diversidade em elementos usados, ele não soa inacessível, o que, em máxima criatividade em unir e mesclar gêneros musicais com letras que falam sobre assuntos que a maioria vive, coloca LYZZA como uma artista perfeita para estar dentro das playlists dos diferentes tipos de apreciadores de música, seja com funk, noise ou reggaeton, ela se encaixa perfeitamente em qualquer momento.

Esse e qualquer outro texto publicado em nosso site tem os direitos autorais reservados. 

FIQUE ATUALIZADO COM NOSSAS PUBLICAções

Assine nossa newsletter e receba nossas novas publicações em seu e-mail.

MAIS DE

plugins premium WordPress