SOUNDX

Broken By Desire To Be Heavenly Sent

2023 •

EMI

2.5
Em seu segundo álbum, Lewis Capaldi mostra novamente ser um artista sem nada de interessante para apresentar em suas obras musicais. Talvez, ele devesse usufruir do seu bom humor para investir na carreira de comediante e sair completamente da indústria fonográfica.
lewis capaldi

Broken By Desire To Be Heavenly Sent

2023 •

EMI

2.5
Em seu segundo álbum, Lewis Capaldi mostra novamente ser um artista sem nada de interessante para apresentar em suas obras musicais. Talvez, ele devesse usufruir do seu bom humor para investir na carreira de comediante e sair completamente da indústria fonográfica.
05/06/2023

Em 2019, Lewis Capaldi lançava uma faixa que alavancaria bastante sua carreira: “Someone You Loved”. Por mais que ele já tivesse um certo reconhecimento no Reino Unido, com a música, ele conquistou uma fama mundial. Com o excelente êxito dessa, a gravadora, como muitas após uma obra do artista alcançar altos números, pressionou-o a criar mais canções similares como uma tentativa de replicar o sucesso dessa, ainda que ele aparentasse não querer de fato. 

É dessa iniciativa de conseguir mais faixas de grande êxito, usando da mesma fórmula do hit “Someone You Loved”, que surge o segundo álbum de estúdio de Lewis Capaldi, Broken By Desire To Be Heavenly Sent. Este é um registro que o britânico mostrou-se não muito disposto a fazer, sendo feito completamente para satisfazer a gravadora e, nele, fica bem claro a falta de interesse na criação dele dada pelo artista. Se ao menos em sua estreia era evidente um esforço — por mais que falho — de entregar um bom trabalho artístico, o seu novo disco, sendo o resultado de um descuidado com a qualidade por parte do cantor — e, consequentemente, de todos os outros envolvidos no processo criativo deste — é um desastre ainda maior.

Os aspectos musicais apresentados em Divinely Uninspired To A Hellish Extent, primeiro álbum do britânico, mantém-se aqui; porém, com erros na elaboração desses muito mais intensos. As baladas feitas para se encaixar aos moldes das rádios adulto-contemporâneas são predominantes em Broken By Desire To Be Heavenly Sent, igualmente a em sua estréia, no entanto, no novo registro do cantor, os produtores fazem um trabalho que torna a execução dessa sonoridade péssima, pois, fora toda a instrumentalização soar mal feita — os pianos, baterias e cordas são os mais desleixados que poderiam ser encontrados em um aplicativo de produção —, a mixagem dos instrumentos e dos vocais do artista torna o projeto ainda pior nesse quesito. 

Ademais, os problemas não estão presentes apenas no trabalho ao produzi-lo: as composições são ainda mais fracas que as já medíocres de seu primeiro álbum. O registro é repleto de canções as quais, além de mal-escritas, genéricas e que, muitas vezes, falham em trazer suficientemente os sentimentos de Lewis Capaldi em relação aos temas abordados, apresentam um aspecto dramático extremo indigesto. Em “Pointless”, por exemplo, apesar de apontar em seus versos para uma intrigante exploração da temática dos atos de serviço em uma relação, seu refrão vem com uma conclusão quanto às suas atitudes no relacionamento com um drama exagerado sonso. “From all my airs and graces / To the little things I do / Everything is pointless without you”, canta o artista. O mesmo ocorre com “Any Kind Of Life”, porém, com esses erros na lírica se mostrando de maneira ainda mais intensos: “Well, my lungs don’t breathe / And my heart don’t beat / And I can’t believe in any kind of life without you here”. 

Por mais que muito da extremamente baixa qualidade musical possa estar ligada a uma falta de interesse em criar o disco, resultando num processo de criação desleixado desse, há quesitos que mostram-se tão ruins que fazem o ouvinte se questionar: “será que realmente estes não são bons apenas pela ausência de iniciativa por parte de Lewis em elaborar o registro, ou o motivo deles se apresentarem intragáveis é mais pelo artista ser, de fato, péssimo?” É nos vocais em que isso fica mais evidente na obra, pois, mesmo que possa relacionar a já citada má mixagem deles ao descuidado ao produzi-lo, a performance do cantor, o qual demonstra ser incapaz de alcançar diversas notas e ter nenhum domínio do estilo de canto que ele opta por trazer no álbum, reafirma algo que já se podia notar em sua estreia: Capaldi é dono de uma das vozes mais nauseantes da música pop mainstream atual. De todas as faixas do álbum, é em “Wish You The Best” na qual os problemas nesse aspecto são mais graves, com a dificuldade do artista em sustentar as notas nos finais das frases cantadas no refrão, tornando-a desagradável em um nível extremo. 

Algo curioso em relação ao cantor é que muito se fala na Internet sobre seu ótimo senso de humor, mas, tão pouco o público comenta sobre sua arte e, quando se escuta Broken By Desire To Be Heavenly Sent, fica claro o motivo: Capaldi não tem muito de interessante a apresentar em seus trabalhos musicais. Talvez, ele devesse apostar em uma carreira de comediante e deixar completamente a indústria fonográfica.

Esse e qualquer outro texto publicado em nosso site tem os direitos autorais reservados. 

FIQUE ATUALIZADO COM NOSSAS PUBLICAções

Assine nossa newsletter e receba nossas novas publicações em seu e-mail.

MAIS DE

plugins premium WordPress