KICK ii
2021 • EXPERIMENTAL • XL
POR DAVI BITTENCOURT; 09 de DEZEMBRO de 2021
7.4

KICK ii é o segundo dos Kicks, projeto criado pela produtora e iniciado em 2020 com a primeira parte, e que teve suas continuações lançadas esse ano na mesma semana. Apesar de ser um álbum satisfatório, ele não se destaca tanto quanto os outros registros que fazem parte do projeto, se tornando o pior dos trabalhos que compõem a série de discos, iniciando a semana de lançamento das partes ii, iii, iiii e iiiii de forma um pouco fraca. 

Apesar de ser o pior dos álbuns que compõem o projeto, KICK ii conta com vários pontos em que ele se destaca bastante. Uma das coisas que ele acerta demasiadamente é no uso das raízes latinas de Arca. Com várias canções que misturam o deconstructed club, ritmo experimental com inspiração no techno, porém que foge da estrutura tradicional desse, ao utilizar de grande influência dos elementos do post-industrial, junto ao reggaeton. Tendo como resultado dessa mesclagem, músicas que utilizam dos elementos dos estilos musicais de forma bem criativa. Exemplos de faixas as quais essas características funcionam excelentemente é a sequência “Prada”, “Rakata”, “Tiro” e “Luna Llena”, que constitui a melhor parte do disco, sendo estas produzidas excelentemente e que utiliza a latinidade de maneira admirável. 

Entretanto, apesar de o disco conter momentos excelentes, em algumas ocasiões a experimentação de Arca não funciona tanto, especialmente em “Araña” e “Femme” as quais são até bem produzidas, porém chatas. Essas faixas soam como uma mistura enfadonha de glitchs e batidas experimentais, que são elementos que Alejandra costuma utilizar abundantemente em seus trabalhos, todavia, diferente da maioria das músicas da artista, as quais usam desses para criar canções com produções ricas e insanas, aqui o uso disso não deu certo criando algo monótono e que dá a sensação de que a produtora poderia fazer uma coisa melhor e mais surpreendente com elas.

KICK ii, conta com certos problemas, que causa com que não se destaque tanto quanto as outras partes da série de discos, porém, mesmo com seus erros, o registro contém grandes destaques que fazem com que, mesmo sendo o mais fraco dos kicks, ainda consiga ser um bom álbum.