SOUNDX

FOREVER 1

2022 •

SM Entertainment

7.3
Girls' Generation faz um dos seus melhores retornos com FOREVER 1
SNSD_FOREVER1_DC (1)

FOREVER 1

2022 •

SM Entertainment

7.3
Girls' Generation faz um dos seus melhores retornos com FOREVER 1
11/08/2022

O Girls’ Generation é um dos únicos grupos marcados pela atemporalidade no k-pop. Em outras palavras, poucos artistas nessa indústria conseguem ultrapassar gerações e se manter relevantes. Quando estreou em 2007, com a música “Into the New World”, frequentemente usada em manifestações políticas, elas mal sabiam das mudanças extremamente importantes que causariam a partir daquele momento. Batendo de frente com os maiores grupos masculinos da época, o Girls’ Generation foi, além de todo impacto, um ato musicalmente único. Agora, elas retornam prontas para dar sequência aos lançamentos que fizeram história na música pop sul-coreana.

FOREVER 1 surge após 5 anos de Holiday Night, o último álbum lançado pelo grupo até então. Considerando as mudanças na indústria do k-pop, todo o processo de direcionamento musical desse projeto recente precisou levar em conta alguns fatores significativos, como a alternância estilística que a empresa SM Entertainment sofreu, principalmente, no período que antecede a estreia do aespa, que se encarregou de consolidar a era experimental e futurista que havia começado anos antes, com o NCT. Dado esses fatos, o que esperar de um retorno do Girls’ Generation sob os moldes atuais da companhia responsável pela administração artística delas?

O resultado, felizmente, é justo e adequado. A faixa-título, “FOREVER 1”, parece fazer com que o grupo retome as letras percussivas e os refrões altamente cintilantes, os quais elas sempre foram conhecidas. Essa ideia, de trazer algo novo, mas que esteja alinhado ao passado, acaba funcionando muito bem. O embargo nostálgico, usado como um ímã ao longo das canções presentes aqui, é um dos principais fios condutores da ideia central da obra: emergir de onde elas pararam em 2017. “Lucky Like That” e “Seventeen”, embora sejam estruturalmente opostas, ainda assim são parecidas devido ao tom acessível e saudoso de ambas. “Villain” e “You Better Run”, por sua vez, trazem a contemporaneidade do k-pop. Nelas, o pop enrustido, junto de efeitos agressivos e distantes do experimentalismo que o SNSD fez em “I GOT A BOY”, resulta em um estranhamento bastante singular, mas longe de ser negativo. Os vocais, postos em potência máxima, contribuem impecavelmente para cada nota elevada nos momentos mais emocionantes.

“Mood Lamp” e “Summer Night”, com vantagem sobre as outras, são as melhores faixas do álbum, junto de “Closer” e “Freedom”, peças que despontam de texturas marcadas pelo tom retrô e composições simpáticas que, apesar de tudo, não se destacam tanto da forma que deveriam. Indo além dos vários aspectos positivos, FOREVER 1, tem como maior mérito o fato de ser um dos excelentes álbuns coreanos do grupo, que embora tenha marcado o k-pop com algumas das mais importantes porções musicais desse meio, sempre foram conhecidas por acertar em cheio nos discos japoneses, como o clássico LOVE & PEACE, de 2013. Por esse motivo, a ocasião proferida neste retorno, não obstante de outros fatores, é verdadeiramente excepcional. 

Esse e qualquer outro texto publicado em nosso site tem os direitos autorais reservados. 

FIQUE ATUALIZADO COM NOSSAS PUBLICAções

Assine nossa newsletter e receba nossas novas publicações em seu e-mail.

Esqueça os álbuns vendidos aos montes pelo Girls’ Generation na Coreia, LOVE & PEACE, terceiro disco japonês do grupo, é o melhor já feito por elas até hoje.
plugins premium WordPress