SOUNDX

54088

2022 •

MOTION RECORDS

8.4
Representando a vanguarda da música pop chinesa, GG LONG XIA é um dos nomes mais interessantes que temos atualmente, e seu novo álbum é a prova intrínseca do quão brilhante e genial ele é.
54088-1

54088

2022 •

MOTION RECORDS

8.4
Representando a vanguarda da música pop chinesa, GG LONG XIA é um dos nomes mais interessantes que temos atualmente, e seu novo álbum é a prova intrínseca do quão brilhante e genial ele é.
15/03/2022

Nas profundezas da música pop, durante a década de 2010, iniciou-se um movimento que seria o grande responsável por mudar o futuro da indústria musical: o hyperpop. Por mais que esse futuro ainda pareça distante, podemos dizer que o impacto dessa onda, gerada inicialmente por um coletivo de artistas independentes, agora, pode ser vista ecoando nos quatro cantos do planeta, inclusive, em um país cujo sistema político é uma ditadura com mais de um século de existência: a China. Conforme um selo que abriu portas para nomes tipo SOPHIE e Charli XCX, a PC Music foi a grande idealizadora por trás do hyperpop, que, atualmente, é tido como um subgênero do pop. Após servir de influência para que uma geração de autores amadores produzisse suas próprias canções e ter sido explorado da maneira que Lady Gaga fez no álbum Dawn of Chromatica, todo esse movimento, que começou mirando no cenário musical ocidental, agora, ganha força no outro lado do mundo.

Na China, diferente da Coreia do Sul em que alguns grupos de K-pop, como o aespa e o SEVENTEEN, abordaram o hyperpop no mainstream, o subgênero segue limitado ao cenário underground. Mas, felizmente, podemos notar um desejo profundo dos envolvidos em cultivar com força essa perspectiva artística no solo chinês. A vontade deles, tornou-se o principal fator que acabou movimentando as primeiras peças que foram lançadas lá, entre elas, a mais recente e, também, a mais interessante e completa de todas: o álbum 54088, do cantor e produtor GG LONG XIA, principal destaque até então.

Utilizando dos principais elementos que já conhecemos na produção de um disco mergulhado na influência do hyperpop, GG LONG XIA consegue, com muitos acertos, dominar de forma única aquilo que ele propõe em seu divertido e emocionante álbum. 54088 é composto por 9 músicas, em que cada uma delas é recheada por camadas de batidas aceleradas e vocais modificados propositalmente, característica puramente desenvolvida em clássicos da Pc Music e do hyperpop, como os álbuns: Pop 2, de Charli XCX; 1000 Gecs, do 100 Gecs; e My Agenda, do Dorian Electra. Aqui, não diferente das suas referências, GG LONG XIA também busca retratar, através do seu ponto de vista, algumas temáticas bastante referidas sobre o valor universal acerca da paixão. Na parceria com tomoya, em “北極心”, por exemplo, o artista tenta expor ao máximo os seus sentimentos. “Um está procurando a paz, o outro está procurando a emoção / Um é um coração valente, o outro é uma estrela solitária”, diz o cantor ao refletir sobre as diferenças que ele e que seu grande amor possui. Além de estar ciente do que sente emocionante, GG LONG XIA também trata a paixão como se fosse um alucinógeno natural, mais precisamente, um vício divertido e entristecedor ao mesmo tempo.

Esse contraste narrativo criado por ele, espelha muito nas melodias e nos arranjos orquestrados ao longo do álbum. Na faixa “boom boom babe”, o ritmo intenso é quebrado em diversos fragmentos para gerar outras emoções. “猫咪保护有钱的朋友”, por sua vez, conta com uma progressão extremamente insana. Já “luv2k”, que parece não poupar o uso do autotune, funciona exatamente como “Lucky”, de Charli XCX. Mais adiante, outros elementos são cuidadosamente adicionados para incrementar a experiência de quem ouve, como é o caso dos sons testados em “水晶”, onde o barulho do mar e das gaivotas acabam fornecendo uma atmosfera enriquecedora, principalmente, pelos sons ambientes recriados a partir da memória do artista.

Talvez, o grande feito de 54088 seja algo além do pop contorcido e estranhamente representado por suas características dissonantes. Nele, temos um trabalho feito e pensado para trazer frescor e soar devidamente como um novo caminho a ser seguido. Quanto a isto, GG LONG XIA cumpre com êxito a proposta de ser um verdadeiro diferencial, mesmo que, de certa forma, beba muito da fonte daquilo que ele se inspira a todo momento. Mas isso, felizmente, não é uma coisa que atrapalhe no resultado da obra.

Por fim, apesar das barreiras impostas pelo idioma, 54088 serve para nos dizer que existe um mundo fora do radar de consumo que costumamos ter, principalmente, quando se trata de arte, em que tudo gira em torno do mercado estadunidense. Representando a vanguarda da música pop chinesa, GG LONG XIA é um dos nomes mais interessantes que temos atualmente, e seu novo álbum é a prova intrínseca do quão brilhante e genial ele é.

Esse e qualquer outro texto publicado em nosso site tem os direitos autorais reservados. 

FIQUE ATUALIZADO COM NOSSAS PUBLICAções

Assine nossa newsletter e receba nossas novas publicações em seu e-mail.

MAIS DE

plugins premium WordPress