SOUNDX

STRUGGLER

2023 •

AWAL

6.8
Em seu segundo disco, Genesis Owusu perde o equilíbrio que fez seu debut tão surpreendente e tenta mascarar a superficialidade musical com conceitos frouxos e mal sustentados.
OWUSU

STRUGGLER

2023 •

AWAL

6.8
Em seu segundo disco, Genesis Owusu perde o equilíbrio que fez seu debut tão surpreendente e tenta mascarar a superficialidade musical com conceitos frouxos e mal sustentados.
23/08/2023

Em 2021, o rapper e cantor Genesis Owusu fez sua estreia na indústria da música com o aclamado Smiling With No Teeth, registro que, inclusive, lhe rendeu um prêmio de álbum do ano no ARIA Music Awards (uma espécie de Grammys exclusivo para atos australianos). E essa atenção surpreendente não se deu por acaso; foi, na verdade, um reflexo da admirável autenticidade que Owusu imprime em sua arte, seja pela união incomum e inusitada de elementos que vão do neo-soul ao hip-hop industrial, ou pelos conceitos socialmente relevantes levantados em seu discurso — ambas características brilhantemente introduzidas e exploradas em seu debut. Naturalmente, era de se esperar que seu segundo disco mantivesse ou, até mesmo, extrapolasse tal nível de qualidade, mas STRUGGLER, lançado na última sexta-feira, soa confortável e pouco animador. 

O maior problema desse novo projeto não está na falta de um pulso, motivação ou propósito, mas sim no autoconvencimento e na presunção de que eles seriam suficientes para sustentar o todo. Todavia, na prática, Owusu acaba passando a impressão de que está tentando encobrir a superficialidade do que nos é apresentado musicalmente com um conceito que não se manifesta de forma efetiva, justamente pela carência de algo que o acompanhe na mesma intensidade. Então, nos deparamos com faixas que querem dizer muito sobre sociedade, insegurança, transformação e existencialismo — o cantor praticamente cria sua própria obra kafkiana, personificando-se em uma figura denominada por ele como “the roach” (“a barata” em potuguês) —, mas que raramente conversam com o ouvinte.

Ademais, a estética punk adotada em STRUGGLER deveria permitir uma explosão de ideias e um aproveitamento total da capacidade criativa do artista. No entanto, isso acontece de forma bastante esporádica, como na faixa inicial, “Leaving The Light”, que também serviu como primeiro single, e na penúltima, “What Comes Will Come”, onde Owusu se aventura numa sonoridade um pouco mais dance e eletrônica. Entre esses dois momentos, contudo, a aposta se resume ao convencional do revival sofrido pelo post-punk ao longo dos últimos anos, principalmente no meio indie, aqui feito de maneira limitada e simplória — salvo as performances do cantor, que são realmente únicas. Ainda assim, a escassez de variedade na sua versão desse gênero faz dela exaustiva e nada recompensadora. 

Quando o foco muda para o funk e neo-soul, a experimentação dá as caras e os resultados são mais estimulantes. Na psicodélica “That’s Life (A Swamp)”, por exemplo, a borbulhante linha de baixo que abre a faixa, ao lado dos vocais aerados de Genesis, faz com que ela soe tão envolvente quanto uma balada do clássico Off The Wall, de Michael Jackson. Por outro lado, a segunda metade da canção remete a alguns dos melhores momentos do Smiling With No Teeth, e a consolida como ponto alto do disco, mesmo que ela não tenha o charme de uma “Centrefold” ou “Waitin’ on Ya”. 

Ainda no tópico de comparação, talvez ela seja inevitável neste contexto. Quando um artista consegue fazer uma obra tão definitiva e singular como Genesis fez com o Smiling With No Teeth, ela se torna referência para tudo que a sucede, e isso não é diferente aqui. STRUGGLER, infelizmente, não consegue acompanhar os passos do antecessor com a mesma audácia e inventividade. É interessante ver Owusu propondo uma mudança na direção de sua música mas, ao contrário do que presenciamos na literatura de Kafka, parece que a metamorfose do cantor ainda não está completa.

Esse e qualquer outro texto publicado em nosso site tem os direitos autorais reservados. 

FIQUE ATUALIZADO COM NOSSAS PUBLICAções

Assine nossa newsletter e receba nossas novas publicações em seu e-mail.

MAIS DE

plugins premium WordPress