SOUNDX

Sexta dos Cria

2023 •

Lugar Alto

8.0
Uma experiência eletrizante que cimenta DJ Ramon Sucesso como um dos DJs mais promissores do funk brasileiro da atualidade.
11503542

Sexta dos Cria

2023 •

Lugar Alto

8.0
Uma experiência eletrizante que cimenta DJ Ramon Sucesso como um dos DJs mais promissores do funk brasileiro da atualidade.
15/11/2023

Sexta dos Crias, álbum de estreia de DJ Ramon Sucesso, é a culminação do lado experimental do funk brasileiro que vêm ganhando cada vez mais notoriedade, nesse ano principalmente com projetos como Sem Limites do DJ RaMeMes, o álbum de remixes da Pabllo Vittar, After e Pânico no Submundo do DJ K, este ganhando até uma review de um dos maiores sites de críticas musicais do mundo, Pitchfork.

Existe uma chance que a frase “sexta dos crias” soe familiar para você, afinal esse é o nome que Ramon deu à sua série de vídeos postados no YouTube e TikTok, na qual o DJ toca algum set de autoria própria. Essa série popularizou DJ Ramon na subcultura da internet, graças a sua performance que soava não apenas autêntica como também contagiante, criando memes do artista e nesse processo apresentando o seu estilo “beat bolha”.

E em seu primeiro álbum, no momento que essa review foi escrita, lançado exclusivamente em vinil e no bandcamp, Ramon tenta não complicar as coisas. Entregando um projeto com apenas duas faixas e pouco mais de meia hora, o DJ apresenta uma versão oficial de seus vídeos mencionados acima, que, apesar de agora serem gravações profissionais e de estúdio, ainda não perderam a identidade e a qualidade genuína de um set de DJ, vide Ramon gritando no meio das faixas como se estivesse tentando animar a galera em um baile funk, ou anunciando seu vinil sendo vendido mundialmente e seu número para contato no Whatsapp

Por conta disso, ouvir as duas canções desse álbum, uma atrás da outra, com certeza irá transportar o ouvinte para a casa de festa ou baile nos quais Ramon tocaria e levaria o público a loucura, fazendo todos sentirem estar sob o efeito de drogas mesmo sem (ainda) terem usado nenhuma. Ambas as canções seguem a linha do funk 150bpm: batidas rápidas que não economizam nos samples e uma energia eletrizante. Porém, o diferencial apresentado aqui, é como o DJ usa essas características já estabelecidas para criar algo muito mais barulhento e distorcido que os projetos de funk que estamos habituados a ouvir, especialmente na faixa “Distorcendo a Realidade”, essa que definitivamente faz jus ao seu nome. É até surpreendente a maneira que Ramon parece empregar — conscientemente ou não — alguns elementos de música noise na sua produção, tudo é extremamente pesado, distorcido e indescritivelmente contagiante.

Com 2023 chegando ao seu fim, Sexta dos Crias é com certeza um projeto que cimenta o funk brasileiro como um dos gêneros mais bem explorados e desenvolvidos do ano. Cada vez mais estamos vendo surgir artistas que entendem toda a possibilidade que esse estilo de música contém e que não tem medo de o levar até seu limite. Com esse álbum, DJ Ramon Sucesso irá continuar agitando os bailes em que for tocar, enquanto participa do que talvez possa ser o início do ponto de virada para a nossa música.

Esse e qualquer outro texto publicado em nosso site tem os direitos autorais reservados. 

FIQUE ATUALIZADO COM NOSSAS PUBLICAções

Assine nossa newsletter e receba nossas novas publicações em seu e-mail.

plugins premium WordPress