SOUNDX

"Now and Then"

2023 •

Apple

"Now and Then", um tributo à maior banda da história que só foi possível através da IA, unindo por uma última vez os quatro garotos de Liverpool.
The Beatles - Now and Then

"Now and Then"

2023 •

Apple

"Now and Then", um tributo à maior banda da história que só foi possível através da IA, unindo por uma última vez os quatro garotos de Liverpool.
09/11/2023

Guardada desde 1977, “Now And Then” era uma canção inacabada de John Lennon que havia sido gravada em uma fita cassete em seu apartamento em Nova York. No entanto, a faixa ganhou nova vida em 2023, como a última canção dos Beatles, contando com a participação de todos os quatro integrantes da banda. Empreendimento esse, que só foi possível através do uso de mecanismos da IA.

A gravação é resultado de um projeto da banda que se iniciou nos anos 90. Na época, Yoko Ono, viúva de Lennon, enviou aos então três Beatles que ainda viviam, um conjunto de fitas demo que John gravou em seu apartamento em Nova York. Para duas delas, Free as a Bird e Real Love, os músicos foram capazes de produzir e finalizá-las. As faixas foram então incluídas nas compilações Anthology, de 1995 e 96, respectivamente. Porém, para “Now and Then”, isso não foi possível. Na gravação de Lennon, sua voz estava soterrada pelo piano, e a tecnologia dos anos 90 não possibilitava desvinculá-los. Sendo assim, infelizmente, a canção teve que ser abandonada. 

Décadas depois, em 2023, Paul e Ringo, agora os únicos Beatles vivos, se juntaram novamente para trabalhar em “Now and Then”. Dessa vez, através de uma ferramenta de IA, e com o auxílio da equipe do diretor Peter Jackson, foi possível separar os vocais de Lennon de seu piano, o que fez com que a mixagem pudesse finalmente ser realizada. Partes de guitarra gravadas por George Harrison nas sessões realizadas nos anos 90 também foram incluídas. Paul e Ringo re-trabalharam suas contribuições e Giles Martin, filho de George Martin, produtor parceiro da banda, também foi convidado para o projeto.

A beleza da composição se dá pelo contexto de sua produção e lançamento. Uma simples fita demo se tornou a última música da que pode ser considerada a maior banda de todos os tempos. Sua letra é melancólica, versando sobre amor e saudade, e devido ao contexto, o que antes podia ser interpretado como um tributo de Lennon aos outros três Beatles, agora é claramente um tributo de Paul e Ringo à John e George.

Lançada acompanhada de um documentário de curta metragem, dirigido por Peter Jackson, “Now and Then” é prova do impacto dos Beatles. Mais de 60 anos depois de seu primeiro lançamento e mais de 50 anos depois da banda ter se desfeito, eles ainda são um dos grupos mais escutados e conhecidos do planeta. A influência que suas composições deixaram para o mundo da música talvez nunca sejam igualadas. Como bem pontua o título da obra, a discografia dos Beatles tem impacto tanto agora quanto antes. E “Now and Then”, todos esses anos depois, serve como uma última carta de despedida desses garotos, que saíram de uma pequena cidade na Inglaterra para mudar a música de uma vez por todas. Pois, apesar de Paul e Ringo ainda estarem vivos, os Beatles só existem na combinação de John, Paul, George e Ringo.

Esse e qualquer outro texto publicado em nosso site tem os direitos autorais reservados. 

FIQUE ATUALIZADO COM NOSSAS PUBLICAções

Assine nossa newsletter e receba nossas novas publicações em seu e-mail.

MAIS DE

plugins premium WordPress