SOUNDX

"Club classics/B2b"

2024 •

Atlantic

Em seu novo single duplo, a britânica estende a sua proposta de desobedecer à conformidade das "caixinhas" em que a colocaram e que ela mesma as criou.
Charli XCX - Club classics B2b

"Club classics/B2b"

2024 •

Atlantic

Em seu novo single duplo, a britânica estende a sua proposta de desobedecer à conformidade das "caixinhas" em que a colocaram e que ela mesma as criou.
03/04/2024

Saciação semântica é o termo técnico para um fenômeno linguístico bastante recorrente na vida de qualquer um. Esse conceito se refere àqueles momentos em que uma palavra, ao ser repetida diversas vezes, torna-se estranha, sem sentido, quase como se fosse um termo de outro idioma no qual você não é fluente. As hipóteses do porquê isso acontece propõem que se trata de uma “fadiga mental”. No entanto, ao contrário do que muitos acreditam e se esforçam para não entender, o recurso estilístico da repetição em um texto não se resume à “preguiça” ou falta de capacidade e criatividade do artista, mas uma escolha intencional com fins poéticos. Isso porque a repetição de ideias é um mecanismo de reafirmação de uma ideia, com propósito de destacá-la em meio às demais, e, ainda, tratando-se de uma música, a recorrência de palavras provoca um efeito sonoro que pode ser agradável ou desagradável, mas certamente expressivo. 

Charli sabe disso, e sua maestria como compositora pop se manifesta nestes momentos em diversas ocasiões em sua carreira. Em sua mixtape Pop 2, tanto “Backseat”, sua parceria com Carly Rae Jepsen, quanto “Unlock It”, com Kim Petras e Jay Park, usufruem da reincidência da mesma palavra vez após outra para criar um som hipnotizante. Na primeira, a assonância contida em “All alone, all alone, all alone…” (ad aeternum) cria uma atmosfera que remete a um ciclo vicioso, como se os desafios no relacionamento que as cantoras descrevem fosse algo costumeiro. Na segunda, por sua vez, a aliteração presente na justaposição de “Lock it, lock it, lock-lock it / Lock it, lock it, unlock it” gera um efeito sonoro que dá a ideia de um cadeado sendo trancado e destrancado. Agora, em seu novo single duplo, Charli mantém essa mesma perspicácia.

“Club classics” (4,5/5) e “B2b” (5/5) são duas faixas pop e eletrônica que empurram para a frente a música dance atual e estendem o propósito de Charli de desobedecer à conformidade das “caixinhas” em que foi colocada e que ela mesma as criou. O público da cantora sempre foi dividido entre a parcela que abraçava seu lado mais alternativo de avant-pop e outra mais “normal”, per se, que ressoava melhor com seus grandes hits de pop comercial. O caminho tracejado para Brat indica que, dessa vez, ela não está preocupada em agradar nem um, nem outro, e sim fazer a música que a introduziu nas noites e que fundou seu gosto pessoal. Em “Club classics”, a artista presta reverência aos seus pares que coincidentemente são seus amigos, A.G. Cook, SOPHIE, HudMo, e noivo, George, da banda The 1975. Pode-se dizer que esta é quase uma releitura de “Bounce”, faixa de seu não-lançado álbum XCX World. Além disso, “B2b”, com sua constante repetição  de “Back to, back to, back to, back to, back to you”, cria um clima mesmerizante e alucinante, que distorce a percepção do tempo transcorrido durante a faixa. A produção, assinada por Gesaffelstein, impressiona pelas transições masturbativas. Não há mais nada o que se explicar, 2024 está sendo marcado pela dominação de Charli XCX.

Brat estará disponível no dia 7 de junho de 2024. Nos vemos lá!

Esse e qualquer outro texto publicado em nosso site tem os direitos autorais reservados. 

FIQUE ATUALIZADO COM NOSSAS PUBLICAções

Assine nossa newsletter e receba nossas novas publicações em seu e-mail.

MAIS DE

Intensamente divertido, “Speed Drive” é um convite de Charli XCX para desbravar a nostálgica e enérgica produção de EASYFUN, acelerando junto ao parceiro de longa data.
plugins premium WordPress