ALPHA
2021 • KPOP/RAP/HIP-HOP • VERY CHERRY
POR DAVI BITTENCOURT; 28 de OUTUBRO de 2021
7.7

Lee Chae-Rin, sob o nome artístico de CL, desde da saída do grupo 2NE1, passou por vários problemas com a gravadora, relacionados especialmente ao mal gerenciamento dela, e a falta de liberdade artística, que fez com que sua carreira solo fosse prejudicada. Com isso, seu full álbum demorou muito a ser lançado, apenas conseguindo lançar agora, após a desvinculação da empresa. E apesar de ter demorado tanto, a espera valeu a pena, visto que ALPHA é um registro formidável.

O maior destaque fica para o flow de CL, o álbum já abre com “SPICY”, em que ela mostra a poderosa fluidez de seu rap, esse poder é uma característica a qual é continuado durante grande parte do disco. Já em músicas com menos linhas de rap, ela também demonstra ter um grande talento para cantar, em “Siren” e “5 STAR”, por exemplo, a cantora traz excelentes performances vocais, mostrando ser talentosa tanto no rap quanto no canto. 

CL traz aqui algumas letras fortes. “Lover Like Me” mostra Chae-Rin não deixando se abalar pelo fim de um relacionamento: “If you’re gonna let me go / You will never ever find another lover like me”; enquanto seu ex namorado não consegue deixá- la: “You come back running, running / Yeah, you miss my love and you miss my money”. Além disso, dá para perceber a presença de algumas composições bem sentimentais em partes do álbum, especialmente em “Siren”: “We were beautiful, we had the world That’s right / Remember the day we had and that night” e em “5 Star”, cantando várias linhas como: “I can’t stop thinkin’ about you / 5 stars every time that you come thru”, em que a cantora parece mostrar a alguém seus sentimentos de amor.

A produção tem momentos de grande destaque, “5 Star” mistura os pianos e sintetizadores às batidas de trap, “Siren” é outra faixa interessante a se destacar, que traz uma ênfase maior aos violinos.

Há poucos momentos em que ALPHA erra. Entre eles, o maior erro é “Chuck”. Como sempre, o flow de CL é admirável, além disso, é uma de suas canções mais experimentais, mas é justamente essa característica, que no caso não deu certo pela sua produção fraca, que faz a música ruim junto a seu gancho repetitivo e cansativo.

Foi triste a situação que ela passou em sua antiga empresa, entretanto agora longe dela, a ex-integrante do 2NE1 finalmente conseguiu, de forma aperfeiçoada, apresentar seu trabalho solo, o qual se mostra ser de uma ótima qualidade. ALPHA é um registro surpreendente que mostra tudo que a cantora tem a oferecer como artista.