SOUNDX

Last Scene

2022 •

SM Entertainment

7.1
Last Scene inaugura um novo momento na vida e carreira de CHEN, mesmo não sendo um disco tão proveitoso quanto o esperado.
chen (1)

Last Scene

2022 •

SM Entertainment

7.1
Last Scene inaugura um novo momento na vida e carreira de CHEN, mesmo não sendo um disco tão proveitoso quanto o esperado.
15/11/2022

Conhecido por ser um dos maiores vocalistas do k-pop, CHEN, do grupo EXO, sempre seguiu a linha convencional para artistas do seu calibre: se dedicar a baladas. Em sua estreia como solista no disco April, and a flower, de 2019, ele apresentou ao mundo suas habilidades estonteantes de atingir notas altas e emocionar qualquer pessoa que o ouça cantar. Entretanto, ao longo dos anos, CHEN se manteve no mesmo nível de produção e canto, pelo qual ficou conhecido. E isso, infelizmente, é um problema que tende a tornar repetitivo qualquer material lançado por ele desde então, como é o caso de Last Scene, seu mais novo trabalho de estúdio.

Partindo de melodias calmas comandadas por um piano sofrido, inicialmente, o álbum não apresenta variação alguma em relação aos demais registros do artista. A faixa-título, “Last Scene”, por exemplo, não possui destaque nenhum em relação ao que é esperado por uma canção que será usada para promover a obra. A coisa só muda a partir do acréscimo de ritmo em “Traveler”, música marcada por um R&B atmosférico e que consegue mesclar muito bem os vocais suaves de CHEN à produção exuberante.

Na sequência, um violão acústico introduz “I Don’t Even Mind”, peça autoral voltada para expressões de um pop melódico com excelentes versos. Certamente, junto com “Traveler”, ela compõe o ponto alto do disco. “Reminisce”, por sua vez, é a única balada que de fato parece surpreender. Aqui, CHEN canta por quatro longos minutos acompanhado de uma guitarra elétrica pontualmente utilizada em momentos oportunos. “Vamos deixar nosso tempo passar”, insinua ele entre um dedilhar emocionante de cordas. São nesses instantes que percebemos o quão interessante pode ser uma abordagem batida quando se é criada condições para que a música possa se fortalecer com elementos extras mais atrativos e assertivos.

“Your Shelter”, sem surpresa, encerra o álbum da mesma forma que começou: com ritmo reduzido e ganchos sofridos. CHEN, apesar de tudo, parece expressar uma satisfação pessoal em concluir esse trabalho após tudo que sofreu nas redes sociais. Acontece que, ao anunciar que seria pai, o artista se viu em um espiral de ataques de ódio, que o levou a se afastar de vez do seu público. Somado a isto, o cantor ainda precisou cumprir o serviço militar obrigatório da Coreia do Sul. Diante dessas questões, o futuro de CHEN na música seguia incerto, mas, felizmente, hoje podemos contemplar a sua arte recheada de maturidade.

Esse e qualquer outro texto publicado em nosso site tem os direitos autorais reservados. 

FIQUE ATUALIZADO COM NOSSAS PUBLICAções

Assine nossa newsletter e receba nossas novas publicações em seu e-mail.

MAIS DE

plugins premium WordPress