SOUNDX

卵 (Tamago)

2022 •

Independente

8.4
A cor amarela é, no Japão, um símbolo de força e bravura. É, nesse sentido, que 卵 (Tamago) se apresenta: uma viagem rumo a terras solitárias sob o céu amarelo da coragem e gentileza.
betcover!! tamago

卵 (Tamago)

2022 •

Independente

8.4
A cor amarela é, no Japão, um símbolo de força e bravura. É, nesse sentido, que 卵 (Tamago) se apresenta: uma viagem rumo a terras solitárias sob o céu amarelo da coragem e gentileza.
24/01/2023

A cor amarela, no ocidente e, mais especificamente, no Brasil, é um símbolo da fraqueza e da covardia. Ainda que esta seja a cor do ouro e, portanto, relacionada à riqueza, quando fora desse contexto, é utilizada para descrever um momento de acovardamento e infidelidade com aqueles que esperam algo de si. Contudo, no Japão, o crisântemo amarelo é o símbolo da força do Império japonês nas guerras contra a China, a Rússia e a Coreia, e a dominação de boa parte do Leste asiático. Foi durante a vigência do Império do Japão que o país se desenvolveu exponencialmente, principalmente na Era Meiji: o país se “ocidentalizou” e, figurativamente, deixou a Ásia, expandindo a sua cultura para todo o mundo. A banda betcover!!, formada por Yanase Jiro (vocais), Hidaka Riki (guitarra), Shohei Yasuda (teclado), Yoshida Hayato (baixo) e Iwakata Rokuro (bateria), traz um sentimento ambíguo anterior  e presente ao Japão tecnológico que conhecemos hoje, na medida em que transforma sua instrumentação acústica em facões afiados para desbravar territórios desconhecidos e suas letras em relatos significativos da contemporaneidade conflituosa.

Na abertura do disco, “母船 (bosen)” ou “nave-mãe” descreve o achamento de novas terras solitárias, onde o silêncio pode ser notado pelos toques de um gato descalço. Logo, logo, percebe-se que, na verdade, o planeta descoberto pelo invasor é a Terra, aqui descrita como um lugar praticamente inóspito e vazio de sentido. Sob a sombra de guitarras poderosas, Yanase Jiro exclama, como se fosse o invadido, a reflexão contraditório: entrar em uma nave cujo nome nem se sabe, rumo a outras galáxias, faz-se melhor ou pior do que viver invariavelmente sozinho em seu próprio mundo? Essa não é uma ficção totalmente desconectada da realidade. Quando se está só, tudo é confortável no seu próprio mundo, não há riscos ou grandes decepções; mas, aventurar-se em novas experiências, ainda que desafiador, excita aspectos da sua existência não como indivíduo, mas como parte constituinte de um grupo.

Na faixa seguinte, “超人 (choujin)” ou “super-homem”, betcoverr!! dá vazão a toda sua euforia e experimentalismo. Essa é a melhor peça do álbum, na medida em que condiciona simultaneamente a coragem — imbuída no amarelo do céu da bravura, na capa do LP — e a honestidade ao medo intrínseco de ser abandonado.  “Mesmo com medo, mas precipitado e deixando apenas cicatrizes / Mas não quero ficar vazio contando muitas mentiras”. A música, que transcorre por momentos de grande intensidade e impacto até outros de quietude e silêncio irrompido, representa perfeitamente a essência de betcover!!, que, já em 2021, com o seu álbum 時間 (jikan), provou ter suas raízes no alt-rock e rock experimental bem definidas. A banda consegue contrastar satisfatoriamente trechos de alta e baixa gradações, quase que alternadamente. Dessa forma, “イカと蛸のサンバ (ika no taku no samba)”, ou “samba de lula e polvo”, é quando o grupo engata em sua forma mais frenética e cativante, destacando-se pelo domínio fenomenal de Rokuro na bateria e Yasuda no teclado, em uma faixa que traceja as motivações do desejo carnal.

Dentro da construção de dez canções do disco, há muito o que se depurar e sentir. betcover!! afirma-se como um dos nomes mais importantes da cena rock no Japão atualmente e deveria ganhar mais atenção no Ocidente. Por trás de cada faixa, existe um simbolismo único que se relaciona com a cultura, a história da banda, os tópicos e metáforas inseridos nas letras e, por fim, com a sonoridade moderna, mas não contemporânea. 卵 (Tamago) remete ao passado sem tornar-se senil, traz histórias fantásticas sem se prescindir da realidade e fala da cidade sem negligenciar a beleza dos campos. Nesse registro, betcover!! mostra que nem sempre grandes realizações vêm de grandes sonhos; mas, pequenos sonhos com grandes ambições podem tornar-se obras magníficas.

Esse e qualquer outro texto publicado em nosso site tem os direitos autorais reservados. 

FIQUE ATUALIZADO COM NOSSAS PUBLICAções

Assine nossa newsletter e receba nossas novas publicações em seu e-mail.

MAIS DE

plugins premium WordPress