“Unnecessary Drama”
2022 • FOLK/ROCK • MATADOR
POR BRINATTI; 10 de MARÇO de 2022

Avaliação: 5 de 5.
MELHOR LANÇAMENTO

A banda escocesa Belle and Sebastian anunciou nesta última quarta-feira (2) o lançamento do seu novo álbum de estúdio intitulado A Bit Of Provious, marcando o seu retorno após 7 anos do antecessor Girls in Peacetime Want to Dance. Para além da grande novidade, o grupo disponibilizou a faixa promocional “Unnecessary Drama”, que é definido pela grande influência do folk rock.

Através das redes socais relataram que em 2020, com o início da pandemia da COVID-19, precisaram modificar os esquemas para início da gravação do novo disco, sendo assim, abandonaram os planos que tinham em trabalhar nas músicas em Los Angeles. Então, ao invés disso, buscaram ajuda para converter o espaço de ensaio em Glasfow num ambiente de gravação, no que resultou no primeiro álbum adequado sem sair da cidade, desde o lançamento de Fold Your Gands Childs de 2000. Dessa forma, o single tem um diálogo direto com as experiências coletivas que eles vivenciaram em decorrência do contexto desses últimos anos. “A música é sobre um jovem experimentando ser humano novamente após um hiato forçado” explica, Murdoch.

A canção se inicia através da junção de melodias suaves e uma vibração perturbada, na qual nota-se a forma que o grupo se arrisca ao articular gaitas frenéticas que se desdobram de maneira marcante, trazendo diferentes sensações ao ouvinte, além de uma progressão exagerada de acordes, onde ao mesmo tempo mescla de forma autentica e harmônica, mostrando o seu equilíbrio através de um lirismo inteligente, em que os vocais afinados a transformam em algo extremamente agradável.

O clipe disponibilizado no canal do YouTube, se observa o caminho extenso de sentimentos que eles percorrem durante quatro longos minutos, resolvendo suas particularidades em uma sessão de terapia, onde contém diversas atividades em conjunto. Através de guitarras distorcidas e vozes eufóricas que ecoam repetições constantes a frase: This is my life / This is my so-called life, fez com que em meio à turbulência exagerada, a canção viesse a encontrar o seu perfeito equilíbrio, tendo o seu desenrolar totalmente adequado.