SOUNDX

Un Verano Sin Ti

2022 •

Rimas

7.4
Un Verano Sin Ti funciona mais como uma playlist do que um álbum em si, mesmo que as músicas presentes sejam de uma qualidade superior ao que estamos habituados do reggaeton atual.
196626945068

Un Verano Sin Ti

2022 •

Rimas

7.4
Un Verano Sin Ti funciona mais como uma playlist do que um álbum em si, mesmo que as músicas presentes sejam de uma qualidade superior ao que estamos habituados do reggaeton atual.
09/08/2022

Un Verano Sin Ti tem sido um completo estrondo em termos de números e sucesso, alcançando a maior semana de transmissão de um álbum latino da história, com 356,66 milhões de reproduções oficiais nos Estados Unidos, o maior número desde o lançamento de Certified Lover Boy, de Drake. Todavia, será que isto tudo é equivalente à qualidade musical?

Uma palavra que define o disco é: versatilidade. Num minuto, estamos em “Después de la Playa”, em uma intensa batida tropical, misturando sons e instrumentos naturais de uma forma eletrizante. Noutro, estamos em “El Apagón” numa rave eletrónica digna de uma festa de noite de verão. A quantidade de gêneros mesclados é incrivelmente variada, desde disco e flamenco até zumba. Bad Bunny demonstra que o pop latino pode ser diversificado, fugir dos estereótipos do reggaeton atual e, mesmo assim, continuar a ser acessível para o público com um paladar musical menos experiente.

O maior problema do álbum é a sua duração. Un Verano Sin Ti tem, na sua íntegra, 23 faixas, que percorrem o tempo de 1 hora e 21 minutos, assustando aqueles que querem uma experiência sonora do início ao fim. Tal número seria justificável se o projeto tivesse um conceito que prendesse o ouvinte, o que não acontece. O disco acaba por soar como uma playlist em que as canções foram acrescentadas de maneira pouco criteriosa. Se fossem colocadas no aleatório, provavelmente teríamos o mesmo resultado final que ouvir por ordem.

No meio de tantos fillers, encontramos, ainda assim, imensas joias dentro do álbum, que fazem dele recompensador. Por exemplo, “Ojitos Lindos”, é uma bela colaboração entre o porto-riquenho e Bomba Estéreo, que possui uma ode amorosa à cultura caribenha, recheada de vocais angelicais e uma química efervescente entre os cantores. “Tití Me Preguntó” é igualmente um destaque do disco, contendo uma das letras e melodias mais divertidas de Bad Bunny, satirizando a famosa pergunta que muitos familiares fazem: “Quantas namoradas tens?” (“Tití me preguntó si tengo muchas novia’ / Hoy tengo una, mañana otra”).

No final de contas, Un Verano Sin Ti tem mais pontos positivos como uma obra individual que uma coletânea coesa de faixas. Dentro do mainstream da música latina, Bad Bunny sobressai-se pelo seu carisma e pela sua criatividade, sendo um artista capaz de quebrar as barreiras da linguagem. O álbum é de fácil acesso para vários ouvintes ao redor do mundo… mesmo que não percebam nada da língua espanhola. A energia positiva do cantor é universal e as aspirações e influências do projeto são calorosas, fazendo com que queiramos estar com o próprio Bunny na praia, a desfrutar o que o verão tem de melhor para oferecer.

Esse e qualquer outro texto publicado em nosso site tem os direitos autorais reservados. 

FIQUE ATUALIZADO COM NOSSAS PUBLICAções

Assine nossa newsletter e receba nossas novas publicações em seu e-mail.

MAIS DE

plugins premium WordPress