“Just Look Up”
2021 • POP/R&B • REPUBLIC
POR GERSON MONTEIRO; 06 de DEZEMBRO de 2021

Avaliação: 4 de 5.

Ariana Grande e Kid Cudi lançaram o antecipado single “Just Look Up” para o filme “Don’t Look Up” da Netflix, que tem participação de grandes estrelas como Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence e os próprios cantores. No filme, dois astrônomos descobrem que em poucos meses um meteorito destruirá o planeta Terra. Desse modo, a colaboração entre Grande e Cudi traz momentos de emoção e clareza sobre essa tragédia, mas, ao mesmo tempo, um carácter cómico e divertido dado o género da longa-metragem (comédia e sátira política).

Versos como “Look up, what he’s really trying to say / Is get your head out of your ass / Listen to the goddamn qualified scientists” são extremamente hilários no contexto do filme. Em contraste, também temos aqueles instantes em que letras mais profundas vêm à superfície, exemplificando “We knew no bounds / Fell at the speed of sound / Ridin’ against all odds, but soon against ourselves”, que, de certa forma, também é possível relacionar com a situação do COVID-19 pelo mundo fora, na qual todos fomos expostos a um novo tipo de realidade abruptamente.

Em termos de vocais, Ariana Grande está no seu ápice, apresentando talvez uma das suas melhores performances desde algum tempo. A cantora adapta-se perfeitamente ao estilo da canção dadas as suas raízes na Broadway e o seu doce tom, que trazem um certo brilho a “Just Look Up”. A produção de Nicholas Britell começa por um elegante e calmo piano e desenvolve-se para pequenas baterias que dão rumo à canção. Em adição, Kid Cudi usa um efeito vocal muito interessante que desliza direto para a música e o faz soar ainda mais satisfatório do que o normal.

Ao sabermos da existência de uma colaboração entre os dois artistas, pode parecer estranho de ínicio, mas, desde o momento em que ouvimos a música, a química é inegável, o que torna a canção uma das melhores apostas para ser indicada em melhor canção original na próxima edição do Oscar.