SOUNDX

Fountain Baby

2023 •

Interscope

8.5
A excelência de Fountain Baby dá mais volume e força aos movimentos musicais africanos.
Amaarae - Fountain Baby

Fountain Baby

2023 •

Interscope

8.5
A excelência de Fountain Baby dá mais volume e força aos movimentos musicais africanos.
15/06/2023

 No pré-lançamento de seu segundo álbum, Amaarae já era um nome de muito respeito na indústria. Pode até ser verdade que nunca tivesse ganhado muita notoriedade com seus trabalhos individualmente, afinal seu único grande sucesso foi um remix de uma faixa avulsa de seu debut (THE ANGEL YOU DON’T KNOW, de 2020) com Kali Uchis — cantora colombiana de grande renome a qual, honestamente, roubou grande parte dos holofotes de artista ganense —, porém, de antemão, possuía créditos em alguns dos projetos musicais mais interessantes disponibilizados nos últimos tempos, como a trilha sonora de Pantera Negra e o mais novo álbum de Janelle Monáe, The Age of Pleasure, lançado na última sexta-feira. Sendo, portanto, uma artista talentosa, ainda a ser reconhecida por isso. Porém, enquanto aguardamos que tal momento chegue e que a musicista tenha a oportunidade de irradiar seu brilho mais fortemente, desfrutemos do mais delicioso fruto que ela produziu até o momento: Fountain Baby.

 Com o seu mais novo trabalho, Amaarae disse, em entrevista para a revista Fader, que queria fazer com que homens e mulheres pretas reconhecessem a força de sua energia inata e soubessem utilizá-la de maneira que sempre transparecessem superioridade diante os preconceituosos com sua beleza sensual. Ou seja, Amaarae queria fazer um álbum bastante empoderador para esses povos marginalizados. E, para conseguir cumprir esse objetivo, ela procurou refinar sua sonoridade de afrobeats e R&B contemporâneo e adicionar mais profundidade e significado a ela com a mescla de afropiano e alguns toques de outros gêneros musicais, como o folk asiático (no single “Wasted Eyes”), juntamente a estética futurista bastante remetente ao estilo dos clubes de dança dos anos 2000 — fazendo, na teoria, uma obra muito poderosa e icônica.

 Em “Reckless & Sweet”, primeiro single trabalhado da era Fountain Baby, a cantora apresenta mais ou menos toda essa representatividade que quis trazer, com o lançamento de um vídeo-clipe estonteante onde ela se apresenta imprudente, conquanto parecesse também doce e jovial, para dar mais vida à letra da música: “See my blessings, feel my essence / Look how I just stepped in / Please, don’t try my patience”. Na faixa em questão, ainda contamos com uma produção condizente ao belo discurso de Amaarae, que traz uma forte e consistente batida cadenciada de afrobeats e a trabalha inspiradamente no R&B contemporâneo e toda a sua subjetividade e imprevisibilidade, criando uma peça musical muito interessante.

 Consecutivamente, recebemos o single “Co-Star”, um dos maiores destaques de Fountain Baby. Em seu vídeo-clipe, vemos a musicista recriando uma clássica cena da saga Velozes & Furiosos: uma disputa de corrida clandestina, mas com direito a uma forte feminilidade expressa pela admiração de corpos de mulheres de diferentes tons de pele. Com isso, Amaarae diz ter tido como objetivo representar figurativamente os signos da astrologia, como forma de atrair o público mais jovem. Essa referência fica bem clara no primeiro verso:

“Sign, baby, what’s your sign?
Capricorn or Pisces?
We will get to mine
Cancer, must be nice
Scorpio at night
Fire’s what you like?
Fuck ’til moon and rising
I met a girl, she a saint and a demon
Two like Tia, two like Nina Sky
Me and her, it felt like threesomes
Must be Gemini
She too nice and she too lethal
I would not advise”

 A canção possui uma sonoridade muito interessante e cativante de afrobeats, R&B e pop, que conquista o público pela sua maneira efervescente como conduz o viciante e divertido coró (“Air, I need some air / Air, I need some air / Air, I need some air / Air, I need some air, air”). O fortalecimento do aspecto comercial da faixa e a carismática performance suave, mas certeira da cantora  torna bastante propícia sua transformação em um enorme sucesso comercial. É, portanto, perfeita para ser lançada previamente ao álbum — como acabou sendo feito no final das contas.

 Prosseguindo, encontramos-nos com as demais faixas listadas na tracklist de Fountain Baby, que, felizmente, conseguem se destacar tanto quanto (às vezes, até mais) as lançadas previamente. Em “Counterfeit”, canção seguida do single “Wasted Eyes”, Amaarae puxa muito de suas influências africanas, trazendo maior organicidade, e cria um verdadeiro hino de exaltação às mulheres. Já em “Princess Going Digital”, a artista parte para uma vertente mais eletrônica e moderna do afrobeats, com uma predominância maior do R&B alternativo. “Sex, Violence, Suicide”, por conta de sua inusitada transição para o pop punk, cuja parte contém uma performance estranhamente descolada da ganense, me surpreendeu bastante positivamente, visto que sua adição enriqueceu mais o projeto. Assim como “Sociopathic Dance Queen”, por conta de seu delicioso refrão (“Touch, touch, touch, touch, touch, touch…”) e também a elegante “Aquamarine Luvs Ecstasy” — juntamente da descontraída “Disguise”.

 Após ter escutado toda a obra, voltando a discussão dos objetivos de Amaarae com o lançamento de Fountain Baby, percebe-se o quão precisa ela foi na execução de sua teoria. O seu segundo álbum exalta e celebra os corpos pretos de tal forma que se assemelha a grandes clássicos modernos do gênero como, por exemplo, RENAISSANCE da icônica Beyoncé. É o instrumento de força perfeito para as mulheres negras usarem em combate ao racismo e sexismo. E, além disso, o projeto se desponta como o melhor lançado em toda a sua discografia atualmente, marcando, portanto, uma melhoria grandiosa de qualidade e artisticidade. Ainda é uma incógnita se a musicista alcançará novamente as grandes paradas musicais, porém se estabelece como uma certeza incontestável que o futuro dessa cantora na música promete ser um dos melhores de todos os tempos.

Esse e qualquer outro texto publicado em nosso site tem os direitos autorais reservados. 

FIQUE ATUALIZADO COM NOSSAS PUBLICAções

Assine nossa newsletter e receba nossas novas publicações em seu e-mail.

MAIS DE

plugins premium WordPress