SOUNDX

永无止境的告别 (Endless Farewell)

2022 •

Monti Ark / Akini Music

8.7
Em um retrato condensador da realidade, Akini Jing nos presenteia com uma impressionante obra vanguardista e que coloca a cena chinesa à frente das outras.
akini jing (1)

永无止境的告别 (Endless Farewell)

2022 •

Monti Ark / Akini Music

8.7
Em um retrato condensador da realidade, Akini Jing nos presenteia com uma impressionante obra vanguardista e que coloca a cena chinesa à frente das outras.
22/08/2022

Percorrendo os lugares mais remotos da música eletrônica, 永无止境的告别 (Endless Farewell), é um presságio do futuro e um perfilamento do passado; uma remodelação do pensamento humano; e, acima de tudo, uma experiência imersiva com base na abordagem de diferentes realidades ao mesmo tempo. Quando adotou o nome de Akini Jing, para dar vida a sua identidade ciborgue, a cantora e compositora chinesa Zhu Jingxi, começava a engatinhar rumo à construção desse projeto, em meados de 2019. Depois de dois anos de produção, finalmente podemos ter acesso ao material completo apresentado em pouco mais de 40 minutos de pura intensidade e persuasão musical.

De início, o que enche os olhos são os fragmentos narrativos utilizados pela composição lirica ao longo da obra. Aqui, o espaço se define através da amplitude sistêmica de várias realidades em que as 9 faixas são encaixadas. Funcionando como uma representação focada no multiverso filosófico, político, social e tecnológico, vemos ela permear cada momento com uma visão de mundo diferente, buscando sempre manter a coesão de tais pontos em seu discurso questionador. Esse conceito, que reúne um bocado de influências, como filmes de ficção científica e histórias do subgênero cyberpunk, além de inédito, principalmente no que diz respeito ao meio artístico em que os cantores chineses se encontram, faz com que o direcionamento central seja ainda mais refrescante.

Ao lado do produtor Chance, conhecido pelo seu trabalho de vanguarda na China, Zhu Jingxi monta um portfólio musical escandaloso, passando por diversas vertentes eletrônicas dentro do álbum, que, por sua vez, funciona perfeitamente como a trilha sonora de um filme distópico. De início, somos inseridos na ideia que a personagem principal busca retratar. Na faixa de abertura, “人 Ren”, Akini canta: “Nascemos como seres humanos / Nascido ingênuo / Nascido estúpido / Nascido sozinho”, de modo que tenta se desvincular da imagem humana que um ciborgue pode ter. Na sequência, com ganchos pesados, “骨头 Over The Bones” destila o trip-hop e o glitch pop na mesma intensidade que os versos fluem entre mudanças instrumentais recheadas de imprevisibilidade. “I’M GOOD”, por outro lado, se baseia no techno para construir um refrão repetitivo, diferente de “祝福 Blessing”, que surge diante de um drum & bass feito a passos largos e disparos de break beat, anexados aos vocais de Jingxi que remontam os de Lee Jung-Hyun — deusa do trance — em “와”.

Embora o experimentalismo denso e abstrato seja, em grande parte, o principal fio condutor do disco, existem também os instantes acessíveis, tipo em “不想当阿龙 Don’t Wanna Be Alone”, música que desponta de um synthpop acompanhado de sintetizadores eletrificados, tal como podemos ver em peças de EBM. “消失的脉轮 Gone Chakra”, com mais de 6 minutos de duração, retoma o glitch, dessa vez, sublinhado pelo trance e uma atmosfera espiritual, elemento central no objetivo que Akini Jing busca expressar: a ligação entre pontos distintos; a natureza e a tecnologia, o que se foi e o que está por vir. 

Esse pensamento combina perfeitamente com a proposta de que apenas uma criatura cibernética pode ser capaz de transitar por vários universos, bem como vivenciar e descrever a conjuntura de cada um deles. Assim, se aprofundando no IDM, Zhu Jingxi, com a ajuda de Chance, conseguiu passar a mensagem de Akini Jing adiante. E isso, talvez, é o que mais importa. 

Esse e qualquer outro texto publicado em nosso site tem os direitos autorais reservados. 

FIQUE ATUALIZADO COM NOSSAS PUBLICAções

Assine nossa newsletter e receba nossas novas publicações em seu e-mail.

MAIS DE

plugins premium WordPress